Lando Norris alcançou pela primeira vez o ponto mais alto do pódio em sua carreira na Fórmula 1, após 110 corridas disputadas. No GP de Miami, estrategicamente aguardou sua ida aos boxes, aproveitando a presença do carro de segurança para sair à frente de Max Verstappen.
A partir daí, construiu uma vantagem significativa sobre o tricampeão, garantindo a tão almejada vitória. Vale destacar que sua primeira posição quase foi alcançada no GP da Rússia de 2021, quando optou por não trocar os pneus durante a chuva, resultando na perda da liderança para Lewis Hamilton.
Antes da sua vitória do seu primeiro GP de Miami
Norris partiu da quinta posição em Miami, com Verstappen na pole position. Sua oportunidade de ouro surgiu durante a volta 28, quando liderava e adiara sua parada nos boxes. Sob bandeira amarela, ele manteve a liderança, segurando Verstappen durante o período de carro de segurança, e finalmente venceu com uma vantagem final de +7s612.
Foram 952 dias de expectativa desde a estreia de Lando Norris na Fórmula 1, lá em 2019. Durante esse período, ele se tornou o piloto com o maior número de aparições no pódio, mas sem vitórias na categoria. Antes do GP de Miami, Norris já havia subido ao pódio em quinze ocasiões, porém sempre ficando abaixo do primeiro lugar. A oportunidade de vencer escapou por entre os dedos no GP da Rússia de 2021.
Na 15ª etapa da temporada de 2021 da Fórmula 1, a pole position pertencia a Lando Norris. No Autódromo de Sochi, o promissor piloto britânico almejava manter sua posição de destaque na largada e alcançar sua primeira vitória na categoria. Vindo de cinco pódios consecutivos, incluindo um segundo lugar em Monza, as expectativas estavam altas para Norris.
O que aconteceu durante o GP da Rússia 2021
McLaren e Norris estavam sincronizados na estratégia para manter a liderança da corrida. Lando iniciou a corrida com pneus médios e depois trocou para os pneus duros em uma pista ainda seca em Sochi. Logo atrás dele estava Lewis Hamilton, determinado a alcançar sua 100ª vitória. Manter seu compatriota atrás representava um desafio considerável para o jovem piloto, mas ele conseguiu segurar a liderança.
A oito voltas do final da corrida, as primeiras gotas de chuva começaram a cair sobre a pista. Embora a chuva parecesse diminuir, a superfície começou a ficar escorregadia. Diante disso, os pilotos decidiram entrar nos boxes para trocar para pneus intermediários. Enquanto Norris e Hamilton disputavam a liderança, tanto a McLaren quanto a Mercedes recomendavam o pit-stop como a estratégia mais acertada.
Hamilton, apesar de mencionar que a chuva parecia diminuir, optou por seguir a estratégia da equipe e trocar para pneus intermediários. Em contrapartida, Norris escolheu manter os pneus duros. À medida que a chuva se intensificava, o piloto da McLaren começou a perder aderência e enfrentou dificuldades para se manter na pista. Em um momento crítico, Lando acabou rodando e quase colidindo com a barreira de proteção, mas conseguiu retornar à pista antes de decidir entrar nos boxes. No entanto, mesmo com a troca, sua recuperação foi limitada, resultando em uma sétima colocação, enquanto Lewis Hamilton conquistou sua 100ª vitória na Fórmula 1.
Estou profundamente desapontado. Foi uma decisão difícil não entrar nos boxes, e acabou sendo a escolha errada. A equipe McLaren recomendava o pit stop, mas optei por não seguir essa sugestão. Foi uma decisão minha, e acreditei que fosse a correta naquele momento. É angustiante, especialmente quando estamos tão perto do final da corrida. Se ainda faltassem 20 voltas, talvez não teria sido uma decisão tão drástica, mas confiamos no que parecia ser o certo, e infelizmente, estava equivocado no final das contas.
Lando Norris
O chefe da McLaren, Andreas Seidl, reconheceu a gravidade da situação, porém, procurou diminuir a responsabilidade de Norris, descrevendo-a como uma decisão conjunta entre equipe e piloto, e uma oportunidade de aprendizado.
A Fórmula 1 retorna em duas semanas, no dia 19 de maio, com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna. A corrida, que acontecerá no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, representa a sétima etapa do campeonato.