Atlético-MG despenca na tabela e pode ficar fora da Sul-Americana

Time acumula 11 jogos sem vencer e liga o alerta para reta final do Brasileirão

Bruno Martins Por Bruno Martins
3 min de leitura
Foto destaque: jogadores do Atlético (Reprodução/Pedro Souza/Atlético)

O final de temporada do Atlético-MG tem sido melancólico. O time mineiro perdeu as finais da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, ficando com o vice-campeonato. Não bastasse isso, o Galo corre o risco de ficar de fora de mais uma competição em 2025.

Faltando duas rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, time de Belo Horizonte está em uma situação delicada na tabela. Com 44 pontos na 13ª posição, o time já não consegue mais a classificação à Conmebol Libertadores de 2025 e pode ficar de fora até da Copa Sul-Americana.

Sequência de derrotas e descida na tabela

A derrota para o Juventude no estádio Independência na abertura da 36ª rodada deixou o Atlético-MG em situação difícil. O time caiu duas posições na tabela, indo para o 13º lugar. A última vitória do Galo no Brasileirão foi em 9 de outubro, quando derrotou o Grêmio na Arena MRV por dois a um. Desde então, o time não venceu no torneio nacional.


Jogadores de Atlético e Botafogo
Jogadores de Atlético e Botafogo (Foto: reprodução/Pedro Souza/Atlético)

A última vitória veio um pouco depois, no dia 22 de outubro. Em uma ótima partida da equipe liderada por Hulk, os torcedores do Atlético-MG comemoram a última vitória do time contra o River Plate, na Arena MRV, pela semifinal da Conmebol Libertadores.

Ao todo, são 11 jogos sem vitórias na temporada. Essa é a maior sequência de derrotas nos últimos 30 anos do clube mineiro. Desde a última vitória contra o River Plate, o Atlético-MG perdeu sete partidas e empatou em quatro oportunidades.

A luta no Brasileirão

Por conta do título do Botafogo da Conmebol Libertadores, o Campeonato Brasileiro terá o G8 de classificação à competição continental em 2025. Os times que ficarem entre o nono e 14º lugar, garantem vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.


Equipe mineira faz treino em campo argentino
Hulk durante treino do Atlético-MG (Foto: reprodução/Instagram/@atletico)

Hoje, o Galo está quase no limite de classificação à Sul-Americana. O próximo jogo do alvinegro será contra o Vasco da Gama em São Januário, adversário direto na luta pela vaga na Sul-Americana. O time capitaneado por Pablo Vegetti tem os mesmos 44 pontos na 12ª colocação.

Além disso, o Atlético-MG também disputa contra Athletico-PR e Juventude, que estão na 14ª e 15ª colocação, respectivamente, pela vaga na Sul-Americana de 2025. A situação do Galo pode ficar ainda pior caso perca o confronto contra o Vasco da Gama e seus rivais diretos vençam.