A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou, nesta quinta-feira (11), a lista dos convocados para disputar os Jogos Olímpicos em Paris. Foram anunciados 14 atletas escolhidos pelo treinador Aleksandar Petrovic, mas apenas 12 seguirão rumo à cidade francesa.
Com uma classificação emocionante na Letônia, a Seleção Brasileira de basquete venceu os letões por 94 a 69 na disputa do Pré-Olímpico. A vitória garantiu a participação da equipe nas Olimpíadas após 8 anos.
A última disputa olímpica da Seleção Brasileira foi na Rio 2016, terminando a competição em quinto lugar.
Confira a lista de convocados
Os jogadores selecionados para disputar a medalha olímpica em Paris são praticamente os mesmos que ganharam o Pré-Olímpico na Letônia. Petrovic anunciou 14 nomes devido às lesões de Raul e Yuri.
- Alexey Borges – Free agent
- Bruno Caboclo – Partizan Belgrado (Sérvia)
- Cristiano Felício – Granada (Espanha)
- Didi Louzada – Free agent
- Elinho Corazza – Corinthians (Brasil)
- George de Paula – SESI Franca (Brasil)
- Guilherme Santos – Golden State Warriors (Estados Unidos)
- João Marcelo “Mãozinha” – Free agent
- Léo Meindl – Tokyo (Japão)
- Lucas Dias – SESI Franca (Brasil)
- Marcelo Huertas – Tenerife (Espanha)
- Raul Neto “Raulzinho” – Free agent
- Vitor Benite – Free agent
- Yago Mateus – Estrela Vermelha (Sérvia)
Yago e Raulzinho são dúvidas para a lista oficial de Paris 2024. Lesionados, os dois atletas seguem em tratamento para tentar a recuperação antes do embarque à cidade olímpica.
Durante o primeiro jogo do Pré-Olímpico, Raulzinho teve um estiramento na parte posterior da coxa direita e ficou fora de todas as partidas seguintes. Na final contra a Letônia, Yago machucou a panturrilha esquerda.
Basquete Brasil nas Olimpíadas
O Basquete Masculino possui 3 medalhas olímpicas em sua história. Os bronzes foram conquistados em Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964.
Em 1964, a única medalha conquistada pelo Brasil nos Jogos Olímpicos foi o bronze da Seleção Masculina de Basquete. Ubiratan Pereira Maciel, Jatyr e Edvar Simões faziam parte da equipe vencedora.
Com uma disputa interna entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Novo Basquete Brasil (NBB), a apreciação e conquistas do esporte foram decaindo. O Brasil ficou fora das Olimpíadas em 2000, 2004 e 2008 e Tóquio 2021.
A equipe brasileira participou dos Jogos de 2012, 2016 e está classificado para as Olimpíadas deste ano.
Paris 2024
A preparação para a disputa olímpica começa no dia 17, quando a Seleção se apresenta na Croácia. O embarque para a capital francesa ocorrerá no dia 23.
No Grupo B, a Seleção vai enfrentar a França em sua estreia, no dia 27 de junho. O segundo jogo será contra a Alemanha, no dia 30. Para encerrar a fase de grupos, o Brasil joga com o Japão no dia 2 de julho.
Antes da estreia nos Jogos Olímpicos, o Brasil enfrentará o Canadá em um amistoso realizado em Lille, na França.