Bortoleto se junta à lista de brasileiros que não concluíram estreia em casa na Fórmula 1

Com um fim de semana extremamente complicado, Bortoleto se junta à seleta lista de estreantes que não concluíram a prova na Fórmula 1

10 nov, 2025
Gabriel | Reprodução/Getty Images Embed/Anadolu
Gabriel | Reprodução/Getty Images Embed/Anadolu

O brasileiro Gabriel Bortoleto teve uma estreia amarga em Interlagos na Fórmula 1. Após um toque com Lance Stroll ainda na primeira volta no GP de São Paulo, o piloto da Sauber abandonou a prova e se tornou o 19º brasileiro a não concluir a prova de estreia em casa, após um fim de semana complicado que contou ainda com um acidente na Sprint Race no sábado (8).

Estreia frustrante em Interlagos

Gabriel Bortoleto chegou ao GP de São Paulo cercado de expectativa, mas sua estreia no Brasil terminou de forma precoce. O jovem piloto da Sauber abandonou a corrida ainda na primeira volta, após um toque com Lance Stroll, e se tornou o 19º brasileiro a não completar a prova de estreia em casa. O número impressiona: dos 28 pilotos do país que já competiram em um GP do Brasil, apenas nove conseguiram ver a bandeira quadriculada na primeira participação diante da torcida.

A marca negativa une Bortoleto a nomes consagrados da história do automobilismo nacional, como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Felipe Massa e José Carlos Pace. Entre os brasileiros que venceram corridas na categoria, apenas Emerson Fittipaldi escapou dessa estatística. O paulista, inclusive, triunfou no GP do Brasil de 1973, o primeiro a contar pontos para o campeonato mundial.


Gabriel se envolveu em grave acidente durante a sprint race (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Michael Potts)


Tradição e azar nas estreias brasileiras

Senna, por exemplo, completou apenas oito voltas em sua estreia no Brasil, em 1984, quando o motor de sua Toleman parou repentinamente. Piquet, em 1979, sofreu com dores no tornozelo e danos na asa dianteira após colisão com Clay Regazzoni, abandonando após cinco voltas. Massa e Barrichello também enfrentaram contratempos: o primeiro foi atingido por Mark Webber em 2002, e o segundo teve problemas no câmbio em 1993. Até mesmo José Carlos Pace, que venceria a corrida de 1975, deixou sua estreia em 1973 antes do fim.

A lista de brasileiros que não concluíram a estreia inclui nomes como Nelsinho Piquet, Antonio Pizzonia, Tarso Marques e Lucas di Grassi. Curiosamente, apenas Emerson Fittipaldi marcou pontos em sua primeira corrida em casa, algo que nenhum outro piloto do país conseguiu repetir. Roberto “Pupo” Moreno foi quem mais chegou perto, terminando em sétimo lugar em 1991, quando apenas os seis primeiros pontuavam.

Para Bortoleto, o fim de semana foi duplamente frustrante. Após um forte acidente durante a corrida sprint de sábado (8), a equipe Sauber teve dificuldades para reconstruir o carro. No domingo, o paulista ainda tentou reagir, mas o toque com Stroll danificou a suspensão e encerrou sua estreia. Visivelmente emocionado, o piloto abraçou familiares e distribuiu bonés aos fãs como forma de agradecimento pelo apoio.

Mais notícias