Botafogo anuncia demissão de Renato Paiva
Após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo anunciou, na madrugada desta segunda-feira (30), a demissão do técnico Renato Paiva. A atuação apática diante do rival brasileiro, com poucas chegadas ao ataque e postura defensiva durante boa parte do jogo, pesou na decisão da diretoria. […]
Após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo anunciou, na madrugada desta segunda-feira (30), a demissão do técnico Renato Paiva. A atuação apática diante do rival brasileiro, com poucas chegadas ao ataque e postura defensiva durante boa parte do jogo, pesou na decisão da diretoria. O português não resistiu à pressão e deixa o comando da equipe após quatro meses de trabalho.
Números pelo Botafogo
Renato Paiva assumiu o Botafogo no fim de fevereiro, após mais de dois meses de busca por um substituto para Artur Jorge, que deixou o clube após conquistar os títulos do Brasileirão e da Libertadores em 2024. No período de transição, o Alvinegro foi comandado por Carlos Leiria, que também acabou demitido, e, posteriormente, por Cláudio Caçapa, velho conhecido que atualmente integra a comissão técnica permanente do clube.
Apesar da histórica vitória por 1 a 0 sobre o PSG no Mundial, o desempenho do treinador português Renato Paiva não agradou a John Textor, comandante da SAF do Botafogo, nem à torcida. Paiva esteve à frente do time por quatro meses e disputou 23 partidas oficiais, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, o que representa um aproveitamento de 56%.

Em nota, o clube carioca agradeceu Renato Paiva por sua contribuição ao Botafogo:
O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.”
Sequência do Glorioso
Apesar do desempenho irregular em algumas partidas e de ter marcado apenas um gol em jogos fora de casa sob o comando de Paiva, o Botafogo segue vivo em três competições: está nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, além de ocupar a oitava colocação no Campeonato Brasileiro. O clube parte para uma nova busca por treinador após a saída do técnico português, enquanto se prepara para os próximos desafios da temporada.

O Botafogo encara mais uma janela de transferências, que abre no próximo dia 10, e precisará se reforçar para manter a competitividade. Após perder seu principal destaque na Copa do Mundo, Igor Jesus — que já estava negociado com o Nottingham Forest, da Inglaterra, antes do início da competição —, o clube busca peças capazes de ajudar a equipe a repetir o feito da temporada passada, quando conquistou a dobradinha do Brasileirão e da Libertadores. O próximo compromisso da equipe carioca será no dia 13 de julho, contra o Vasco, em partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão.
