Botafogo busca vaga nas semifinais da Libertadores contra o São Paulo

Time carioca conta com forte retrospecto como visitante na temporada para se classificar no torneio

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
4 min de leitura
Foto destaque: Igor Jesus e Marlon Freitas em treino do Botafogo (Reprodução/Vitor Silva/Botafogo)

Nesta quarta-feira (25), o Botafogo enfrentará o São Paulo no Morumbis pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. No primeiro duelo, realizado no Nilton Santos, o placar terminou em 0 a 0, e o Glorioso agora precisa buscar a classificação fora de casa, contando com o bom desempenho recente como visitante.

Aproveitamento como visitante é trunfo do Botafogo

No último sábado (21), o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 1 em pleno Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse resultado reforça o excelente aproveitamento da equipe comandada por Artur Jorge fora de seus domínios, consolidando sua liderança no Brasileirão.

Na atual temporada, o Botafogo mostra uma performance superior fora de casa, Em 29 jogos como visitante, são 14 vitórias, oito empates e apenas sete derrotas, resultando em um aproveitamento de 57,5%. Além disso, o time marcou 44 gols e sofreu 27.

No Campeonato Brasileiro, o time carioca mantém o mesmo padrão. Em 14 partidas fora de casa, são sete vitórias, quatro empates e três derrotas, alcançando o aproveitamento de 59,52%, o melhor entre os times da competição.


Junior Santos em treino do Botafogo
Junior Santos em treino do Botafogo (Foto: Reprodução/Vitor Silva/Botafogo)

Desempenho do São Paulo como mandante

Apesar do bom retrospecto do Botafogo fora de casa, o São Paulo tem se mostrado um adversário forte em seu estádio. No Brasileirão, o clube paulista é o sexto melhor mandante, com nove vitórias, dois empates e três derrotas em 14 jogos disputados no Morumbis.

Além disso, o São Paulo possui uma marca respeitável na Libertadores: não perde em casa pela competição desde 2013, quando foi derrotado pelo Atlético-MG. Desde então, foram três vitórias e um empate como mandante no torneio.

O desafio da Libertadores

Apesar de ser o líder no Campeonato Brasileiro como mandante, o Botafogo ainda precisa superar um tabu na Libertadores: o time nunca venceu um clube brasileiro fora de casa na competição. Em sete jogos contra equipes do Brasil, o Glorioso acumulou três empates e quatro derrotas. Contudo, nas fases anteriores, conseguiu avançar mesmo empatando fora de casa contra o Red Bull Bragantino e o Palmeiras.

O técnico Artur Jorge em entrevista coletiva após vitória contra o Fluminense, demonstrou confiança no elenco para a decisão no Morumbis. Ele destacou a força mental da equipe e a capacidade de seus jogadores de entregarem o melhor desempenho.

“Sei a equipe que eu tenho. Tenho plena confiança no que somos capazes de fazer, e não me assusta o que quer que seja. […] quero extrair o melhor de cada um. Não peço nada de sobrenatural, apenas que cada um dê a última gota de suor e sangue”, declarou.


Artur Jorge em treino do Botafogo
Artur Jorge em treino do Botafogo (Foto: Reprodução/Vitor Silva/Botafogo)

A missão do Botafogo nesta quarta-feira é simples: uma vitória no tempo normal garante a classificação para as semifinais. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis. A partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília).