Botafogo confirma rescisão de Artur Jorge

Treinador português está livre para assinar com clube do Catar

Por Bruno Martins
3 min de leitura
Foto Destaque: Arthur Jorge, ex-técnico do Botafogo (reprodução/Instagram/@botafogo)

Artur Jorge, técnico multicampeão pelo Botafogo em 2024, não será mais o comandante do Glorioso para 2025. O treinador português assinou a rescisão do contrato na noite da última sexta-feira (3). A saída acordada por meio de um documento por escrito nos últimos dias abre caminho para o comandante assinar com o Al-Rayyan, clube do Catar. O Botafogo oficializou a saída do treinador em comum acordo.

A rescisão e acordo com Al-Rayyan

Conforme disse o staff de Artur Jorge, o acerto com o Al-Rayyan ainda não foi formalizado. O treinador afirmou, em entrevista ao site português Mais Futebol, que recebeu sondagens de clubes brasileiros, de Portugal e do Oriente Médio. Artur passou o final de ano em Doha, a convite do próprio Al-Rayyan, que deve ser seu destino após a passagem vitoriosa pelo Botafogo.


  Nota oficial do Botafogo em seu perfil no X sobre a saída de Arthur Jorge (reprodução/X/@botafogo)


A rescisão assinada por Artur Jorge e Botafogo é um acordo para o clube carioca não pagar o que deve para o treinador, então, o Al-Rayyan arcará com os vencimentos. Com a quebra de contrato, o Botafogo deveria receber cerca de 3 milhões de euros (R$ 19,1 milhões).

Atualmente, o Glorioso deve para Artur Jorge cerca de 3,1 milhões de euros (19,6 milhões de reais). O valor se refere às conquistas e bônus contratual.

Como o valor é praticamente o mesmo, o Botafogo e Artur Jorge decidiram encerrar o contrato em comum acordo, assim, o Al-Rayyan assumirá a dívida e não precisará pagar pela quebra do contrato do treinador.

Artur Jorge e Botafogo

O casamento entre Artur Jorge e Botafogo foi especial. O treinador chegou no começo de 2024 para ocupar a vaga de Tiago Nunes, que terminou 2023 como técnico do Glorioso. Em sua passagem pelo clube carioca, o português comandou o time de General Severiano em 55 oportunidades. Ao todo, foram 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas.


Artur Jorge em treino do Botafogo
Artur Jorge em treino do Botafogo (Foto: reprodução/Vitor Silva/Botafogo)

Além da campanha primorosa, o treinador conquistou um feito histórico no Botafogo e conseguiu levar o Glorioso ao seu maior título da história, a CONMEBOL Libertadores. O português também levou o Botafogo ao título do Campeonato Brasileiro, que não ganhava desde 1995. Artur Jorge, em resumo, foi o comandante do melhor ano da história gloriosa do Botafogo de Futebol e Regatas.

Sair da versão mobile