Botafogo e Cruzeiro empatam após fim de jogo dramático

A equipe do Botafogo encarou a raposa no Mineirão na noite desta quinta-feira (04), visando voltar ao grupo dos 5 melhores colocados no Campeonato Brasileiro — o que garante vaga direta para a fase de grupos da próxima edição da Libertadores.

E vale ressaltar que foi a última partida do Cruzeiro no brasileirão com o time titular, visto que o elenco principal será poupado no jogo da última rodada, por conta da disputa das semifinais da Copa do Brasil.

Emoção até o fim

Já classificados diretamente para a Libertadores, os donos da casa entraram em campo dominando desde os primeiros minutos. Até que aos 14, Kaiki Bruno, que havia completado recentemente 100 jogos pelo Cruzeiro, cruzou na área para Kaio Jorge, que erra no dominio, e a bola sobra para Sinisterra tocar por cobertura. A jogada para na bela finalização de Christian — que marcou seu quinto gol na competição.

Logo depois, o Botafogo chegou a tentar uma reação imediata e respondeu com duas boas chegadas — com Cássio fazendo defesas importantes em finalizações de Cuiabano e Artur. Assim, o placar continuou desfavorável para o alvinegro na saída para o vestiário.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)


Logo no início da segunda etapa, o Cruzeiro ampliou a vantagem aos 4 minutos: Matheus Pereira finalizou na entrada da área, para defesa rasa de Raul — e no rebote, o meia não desperdiçou e fez o segundo da equipe celeste na noite.

Entretanto, a partida ficou longe de estar definida. Com a entrada de Montoro, o Botafogo cresceu e encontrou alternativas para buscar o empate — conseguindo enfim descontar com Marçal aos 12 minutos, cabeceando com categoria após cruzamento de David Ricardo.

O lateral-esquerdo voltou a ser decisivo após sofrer uma entrada dura de Kaiki dentro da área — e após checagem no VAR, o árbitro Anderson Daronco assinalou o pênalti. Alex Telles bateu com categoria, no canto oposto ao de Cássio, e marcou o segundo do alvinegro na partida, empatando o placar em 2 a 2 para o delírio dos torcedores da estrela solitária.


Gol de empate do Botafogo na partida (Vídeo: reprodução/Instagram/@cazetv)


Os minutos finais ainda guardaram uma dose extra de tensão, quando David Ricardo foi expulso após entrada dura em Matheus Henrique, deixando a equipe carioca com um jogador a menos enquanto tentava segurar uma grande pressão final da raposa nos últimos lances da partida.

Um último contra-ataque do Botafogo ainda proporcionou mais um grande momento na partida: Após Artur receber uma bola esticada na medida, o goleiro Cássio se antecipou na jogada e saiu da área para mergulhar de peito e afastar a bola, conseguindo ainda ganhar uma falta para o cabuloso, após a bola tocar na mão de Kauan Toledo.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 70 pontos e garantiu matematicamente a 3ª posição na tabela, dando a deixa para o técnico Leonardo Jardim poupar seu time titular na última rodada do torneio, a fim de descansar o elenco para a disputa da reta final da Copa do Brasil, já na próxima semana.

Briga pelo G-5

Segue acirrada a disputa pela última vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2026 (até então): Fluminense, Bahia e o próprio Botafogo estão colados na tabela em questão de pontos — com o tricolor indo a 61, enquanto os demais estão empatados em 60.


Flu e Bahia se preparam para confronto direto na rodada final (Foto: reprodução/Instagram/@fluminensefc)


A briga entre as três equipes ficará tensa na rodada do próximo domingo (07), a última da edição de 2025. Os tricolores carioca e baiano se enfrentam em confronto direto no Maracanã, enquanto o glorioso encara o Fortaleza no Nilton Santos, encarando um Leão do Pici cheio de confiança e garra para escapar do rebaixamento — principalmente depois de deixar o Z-4 após 27 rodadas.

Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , por Caio Guto. Guardar link permanente.

Sobre Caio Guto

Carioca da gema de 20 anos, atualmente sou graduando em Publicidade e Propaganda, almejando ainda cursar Jornalismo, após o término do curso atual. No geral, me considero uma pessoa criativa, com imensa paixão pela escrita, que se manifesta em diferentes formas, incluíndo principalmente músicas e poemas autorais. Dentro do âmbito jornalístico, o universo esportivo é uma das minhas grandes inspirações, sobretudo o nosso querido futebol. Além disso, sou também fascinado pelo mundo da música e dos videogames, que alimentam minha curiosidade e criatividade, ao mesmo tempo que me proporcionam momentos únicos.