Botafogo derrota Santos e afunda ainda mais o peixe no Brasileirão
Neste domingo (01), o time do Botafogo viajou para o litoral paulista e encarou mais um desafio fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. O duelo contra o Santos era mais uma oportunidade para conseguir sua primeira vitória (e até mesmo seu primeiro gol) jogando como visitante na atual edição da competição nacional. Ademais, também era […]
Neste domingo (01), o time do Botafogo viajou para o litoral paulista e encarou mais um desafio fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. O duelo contra o Santos era mais uma oportunidade para conseguir sua primeira vitória (e até mesmo seu primeiro gol) jogando como visitante na atual edição da competição nacional.
Ademais, também era a chance dos cariocas de quebrar um tabu de 12 anos sem conseguir vencer o alvinegro praiano jogando na Vila Belmiro, logo era de se esperar que a equipe viesse mais empenhada a terminar a tarde com os 3 pontos na conta.
Fortes emoções
O duelo em geral foi bastante morno e apático — com um primeiro tempo em que as chances foram poucas, sendo a maioria apenas por parte do glorioso. Contudo, o cenário mudou na segunda etapa da partida a partir do momento em que o Santos começou a ameaçar mais e criar chances perigosas: Uma bola na trave, outra defendida pelo goleiro John e uma tirada em cima da linha pelo zagueiro David Ricardo.
Porém, todo o protagonismo do peixe foi por água a baixo aos 30 minutos, com um lance bizarro que ocasionou a expulsão do craque Neymar. Assim, jogando com um a mais, o clube carioca teve o caminho mais livre para os feitos inéditos no ano, e abriu o placar na Vila Belmiro aos 41 minutos com um “chute cruzado” de fora da área do lateral-direito Artur, com direito a um quique no chão que confundiu completamente o goleiro Gabriel Brazão.
Após o término da partida, o camisa 7 falou em entrevista:
Estou muito feliz pelo triunfo fora de casa que a gente estava buscando, estava persistindo e não estava saindo. Pelo gol também fora de casa, que não estava saindo. Mas a gente está muito feliz, temos mais um jogo dentro de casa para ir para nossa batalha na Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. Fizemos um bom trabalho fora de casa, agora tem mais um jogo contra o Ceará e depois fazer uma boa viagem e fazer um belo campeonato.”
Artur
O próximo duelo do Botafogo é contra o Ceará, na próxima quarta-feira (04). Será a última missão do clube antes de embarcar para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™, nos Estados Unidos.
Momento delicado para Santos e Neymar
Junto a alegria do torcedor carioca, vem a total aflição por parte dos santistas. O clima atual no clube é um dos piores imagináveis: Estando em 18º lugar na tabela e já tendo sido eliminado da Copa do Brasil, na qual era a única competição que disputava esse ano além do Campeonato Brasileiro.
Somado a esses problemas, o peixe ainda enfrenta um momento amargo com o seu grande reforço na temporada: A relação com o ídolo Neymar está cada vez mais conturbada, justamente em meio ao que pode ser a reta final de seu contrato com o clube, válido até a pausa da temporada no futebol brasileiro em virtude do Super Mundial de Clubes, com possibilidade de renovação.
Neymar sendo expulso na partida de hoje (Foto: reprodução/Miguel Schincariol/Getty Images embed)
Além de mais uma atuação apagada de Neymar, o atacante ainda provocou um momento inusitado na partida desta tarde: Aos 30 do segundo tempo, o Santos teve uma chance de ouro com um cruzamento de Rollheiser na área que terminou com mais uma defesa de John, para em seguida o craque aproveitar o rebote e mandar para dentro do gol. No entanto, o jogador acabou descaradamente usando a mão para empurrar a bola para as redes, e assim recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.
O lance ainda foi motivo de piada na internet: Com os internautas fazendo diversos memes sobre o craque ter “mudado de esporte devido a má fase no futebol”, além de alguns associarem o momento de hoje ao famoso gol de Maradona na Copa de 1986, contra a Inglaterra.
Tudo isso é apenas um reflexo de um momento ruim na vida de quem um dia foi uma grande promessa no futebol brasileiro. Fora da primeira escalação de Carlo Ancelotti pela seleção brasileira e lidando com uma péssima fase dentro de campo, o futuro do camisa 10 segue incerto, e seus constantes problemas com lesões só tornam ainda mais dificeis as chances de um dia vermos seu maravilhoso futebol de volta aos gramados.
