Botafogo empata com Corinthians em casa e se complica na tabela

A equipe do Botafogo disputou mais uma partida diante de sua gloriosa torcida na noite deste sábado (26). Em caso de vitória, o alvinegro entraria no G-4 do campeonato, por isso era importante buscar o resultado contra um timão em má fase, mesmo vindo de um empate contra o líder na rodada anterior, jogando na […]

26 jul, 2025
Foto destaque: Equipes seguem em situação delicada no brasileiro (reprodução/Wagner Meier/Getty Images embed)
Foto destaque: Equipes seguem em situação delicada no brasileiro (reprodução/Wagner Meier/Getty Images embed)
Jogadores de Botafogo e Corinthians em campo

A equipe do Botafogo disputou mais uma partida diante de sua gloriosa torcida na noite deste sábado (26). Em caso de vitória, o alvinegro entraria no G-4 do campeonato, por isso era importante buscar o resultado contra um timão em má fase, mesmo vindo de um empate contra o líder na rodada anterior, jogando na Neo Química Arena.

Jogando no Nilton Santos, o retrospecto na temporada era bom até o momento: Sem contar o empate contra o Vitória, o clube vinha de 6 vitórias consecutivas jogando em seu estádio, somando todas as competições que disputa.

Um tempo para cada time

A partida em geral foi relativamente equilibrada: Enquanto a primeira etapa foi marcada pelo domínio do glorioso, a segunda etapa foi majoritamente jogada pelo bando de loucos.

Mais focado no clássico que joga no meio da semana, o Corinthians acabou se resguardando e poupando alguns titulares ao longo dos primeiros 45 minutos — e assim o clube carioca pôde abrir o placar aos 24 minutos, com um toque de cabeça oportunista do centroavante Arthur Cabral.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge)

Já na segunda metade do confronto, Dorival colocou dois de seus principais jogadores: Yuri Alberto e Memphis Depay, e com isso, o jogo passou a ser completamente oposto ao que se havia visto ao longo da primeira etapa.

Não tem como recuperar uma equipe dois dias e meio depois. O Botafogo se preparou para o nosso jogo e o Corinthians jogou um jogo pesado. A nossa equipe sente porque o desgaste é grande. Temos números internos que nos mostram muita coisa e temos que respeitar isso. Quando nós qualificamos a equipe no segundo tempo, a equipe ganhou em rendimento e teve indícios positivos daquilo que poderia ser um resultado melhor.”

Dorival Júnior

Após as mexidas, o timão pressionava, porém não conseguia finalizar de forma clara no gol adversário. Até que aos 40 minutos, a bola foi bem disputada na área do glorioso, após cobrança de falta, e o craque holandês conseguiu acertar um chute poderoso que enganou o goleiro John — e assim a partida acabou em 1 a 1.

Momentos complicados na temporada

Em jogo majoritamente morno ao longo dos 90 minutos, pode-se dizer que o confronto desta noite refletiu bem a situação atual de ambas as equipes — que enfrentam fases delicadas durante esse ano de 2025.

O Botafogo encontra dificuldades para estabilizar o elenco desde a despedida de Arthur Jorge no começo da temporada, bem como a saída de craques, como o ídolo Igor Jesus. Fez uma boa campanha na Copa do Mundo de Clubes, mas acabou eliminado nas oitavas pelo Palmeiras jogando um futebol julgado por muitos como ‘covarde’, o que ocasionou a demissão de Renato Paiva no comando técnico.

O italiano David Ancelotti, filho do atual treinador da Seleção Brasileira, é o terceiro treinador do glorioso nesta temporada. Além disso, Textor tem aproveitado as janelas de transferência para trazer diversos reforços ao clube, e tentar suprir as lacunas deixadas pelos jogadores que saíram.


Jogadores de Botafogo e Corinthians ao final da partida (Foto: reprodução/Wagner Meier/Getty Images embed)


Já o Corinthians, apesar da conquista do título paulista, viveu momentos terríveis ao longo da temporada, como a eliminação precoce na Pré-Libertadores, após a derrota por 3 a 0 para o Barcelona de Guayaquil no jogo de ida. Vale lembrar que o timão também fez feio na Sul-Americana, ao não conseguir se classificar para o mata-mata da competição, ficando em 3º lugar no Grupo C.

Nesse cenário, Dorival Júnior chega ao comando da equipe paulistana para tentar recolocar o elenco de volta nos trilhos. Agora, o próximo duelo dos gaviões será na próxima quarta-feira, em clássico contra o Palmeiras, válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Mais notícias