O atual campeão da América inicia sua caminhada na Libertadores nesta quarta-feira (02), enfrentando a Universidad del Chile, em Santiago. No entanto, o Alvinegro chega para a estreia com mudanças forçadas na equipe titular. Após empatar sem gols contra o Palmeiras, no último domingo (30), pelo Campeonato Brasileiro, o time perdeu o atacante Savarino, que apresentou suspeita de lesão.
Além do venezuelano, o técnico Renato Paiva também não contará com o zagueiro Bastos. O defensor, que atuou no amistoso contra o Novorizontino sentiu dores no treino que antecedeu a estreia no Brasileirão e não foi relacionado para a viagem ao Chile.
Possíveis substituições
Para suprir a ausência de Savarino, Matheus Martins surge como o principal candidato à titularidade. Ele já havia entrado em campo no lugar do venezuelano durante o confronto contra o Palmeiras, quando Savarino sentiu a coxa após uma arrancada em direção ao gol adversário.
A provável escalação do Botafogo para a estreia na Libertadores deve contar com: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregory; Patrick de Paula, Marlon Freitas, Artur e Matheus Martins; Igor Jesus.
Artur e Richard Ríos em disputa de bola durante Palmeiras x Botafogo, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque (Foto: Reprodução/Marco Galvão/Sports Press Photo/Getty Images Embed)
Início de temporada turbulento
O Glorioso passou por grandes mudanças em 2025, tanto no elenco quanto na comissão técnica. Foram mais de 16 saídas e dez novas contratações, além da chegada do treinador Renato Paiva. O período de reformulação e a reapresentação tardia impactaram o desempenho do time, que não conseguiu repetir o sucesso de 2024.
Nesse início de ano, o clube ficou sem títulos nos três torneios que disputou: Supercopa, Campeonato Carioca e Recopa Sul-Americana.
Calendário do Botafogo na fase de grupos
- 1ª rodada: Universidad del Chile x Botafogo – Estádio Nacional del Chile
- 2ª rodada: Botafogo x Carabobo – Estádio Nilton Santos
- 3ª rodada: Estudiantes x Botafogo – Estádio Jorge Luis Hirschi
- 4ª rodada: Botafogo x Universidad del Chile – Estádio Nilton Santos
- 5ª rodada: Carabobo x Botafogo – Estádio Misael Delgado
- 6ª rodada: Botafogo x Estudiantes – Estádio Nilton Santos
O Botafogo entra em campo às 21h30 (horário de Brasília) contra a Universidad del Chile e, na sequência, retorna ao Rio de Janeiro para enfrentar o Juventude pelo Brasileirão, no sábado (05).