Botafogo improvisa zaga em clássico contra o Fluminense

O Botafogo deve entrar em campo com uma defesa improvisada no clássico contra o Fluminense, neste domingo (28), no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O motivo é a suspensão dos zagueiros titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão, que receberam cartões na última partida, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Motivo das suspensões Segundo […]

25 set, 2025
Foto destaque: Botafogo e Grêmio em disputa acirrada pela posse de bola durante o confronto pelo Brasileirão no estádio. (Reprodução/Portal do Gremista/Lucas Uebel)
Foto destaque: Botafogo e Grêmio em disputa acirrada pela posse de bola durante o confronto pelo Brasileirão no estádio. (Reprodução/Portal do Gremista/Lucas Uebel)
A imagem mostra uma cena de uma partida de futebol entre Botafogo e Grêmio. Um jogador do Botafogo, vestido com uniforme branco e preto, tenta disputar a bola com um jogador do Grêmio, que veste camisa listrada azul, preta e branca, e shorts pretos. A ação ocorre em campo gramado, com torcedores visíveis ao fundo nas arquibancadas, criando um ambiente de jogo intenso e competitivo

O Botafogo deve entrar em campo com uma defesa improvisada no clássico contra o Fluminense, neste domingo (28), no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O motivo é a suspensão dos zagueiros titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão, que receberam cartões na última partida, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Motivo das suspensões

Segundo a súmula da partida assinada pelo árbitro Lucas Paulo Torezin, Barboza foi advertido com o terceiro cartão amarelo aos 42 minutos do segundo tempo por “fazer marcações não autorizadas na marca penal da equipe adversária”. Com isso, ele cumpre a suspensão automática.


Já Kaio Pantaleão foi expulso após o apito final, também contra o Grêmio. O defensor recebeu o primeiro amarelo durante o jogo por reclamação e, ao término da partida, ironizou a arbitragem com aplausos e críticas verbais. De acordo com Torezin, Kaio disse: “Uma vergonha, está de parabéns, vergonha o que você fez.” O árbitro ainda registrou que o jogador precisou ser contido pelos companheiros para deixar o campo, reforçando a gravidade da situação.


Árbitro Lucas Paulo explica porque expulsou o zagueiro do Botafogo (Foto: reprodução/X/FogãoNET)

Quem serão os substitutos

Sem os dois zagueiros principais, o técnico Davide Ancelotti tem poucas opções para o setor. Os candidatos mais prováveis para assumir as vagas são David Ricardo, que já vinha sendo utilizado como reserva imediato, e Gabriel Bahia, recém-chegado ao clube na última janela de transferências. Outra alternativa considerada é a improvisação de Marçal, lateral-esquerdo experiente que estava suspenso na última rodada e volta a ficar à disposição.

O clássico entre Botafogo e Fluminense promete ser um desafio ainda maior para o Alvinegro, que terá que lidar com uma zaga improvisada e mostrar resiliência para superar as dificuldades. A equipe precisará de entrosamento, concentração e muita determinação para garantir um bom resultado diante de um adversário tradicional e competitivo. O desfecho dessa partida pode ser decisivo para as ambições do Botafogo na temporada, reforçando a importância de cada jogador dentro de campo.

Mais notícias