Botafogo vende zagueiro Jair ao Nottingham Forest e aposta em novo reforço no caixa
O zagueiro Jair Cunha, de 20 anos, está de malas prontas para o futebol inglês. O Botafogo fechou a transferência do jogador para o Nottingham Forest, clube que disputa a Premier League. O contrato assinado é de cinco anos, e a negociação foi divulgada inicialmente por um jornalista esportivo e depois confirmada por outros veículos. […]
O zagueiro Jair Cunha, de 20 anos, está de malas prontas para o futebol inglês. O Botafogo fechou a transferência do jogador para o Nottingham Forest, clube que disputa a Premier League. O contrato assinado é de cinco anos, e a negociação foi divulgada inicialmente por um jornalista esportivo e depois confirmada por outros veículos.
Contratado no início de 2025, Jair chegou ao Glorioso vindo do Santos e ficou pouco tempo por lá. Apesar disso, conseguiu se destacar. Ao todo, entrou em campo 22 vezes, marcou um gol no confronto contra o Seattle Sounders, durante o Mundial de Clubes, e ainda deu uma assistência. Seu desempenho rápido e consistente acabou chamando a atenção de fora.
Clube inglês mira jovens talentos e segue de olho no Brasil
Com a contratação de Jair, o Nottingham Forest segue reforçando o elenco com atletas promissores. A equipe terminou a última temporada do Campeonato Inglês em sexto lugar, brigando por uma vaga nas competições europeias até as últimas rodadas. O clube tem apostado em jogadores jovens e, especialmente, no mercado brasileiro.
No elenco atual, o zagueiro vai encontrar outros compatriotas. Além de Igor Jesus, também ex-Botafogo, o time conta com Danilo e Murilo, que vieram do Palmeiras, e Morato, revelado pelo São Paulo.
Veja abaixo quando Jair chegou ao Glorioso:
Jair assinou contrato com o alvinegro carioca em 10 de fevereiro de 2025 (Vídeo: Reprodução/Instagram/@botafogo)
O Nottingham Forest é administrado pelo empresário grego Evangelos Marinakis, que também é dono do Olympiacos, da Grécia, e do Rio Ave, de Portugal. Ele tem mostrado interesse no futebol brasileiro e, nos bastidores, já foi ligado a possíveis investimentos em clubes como o Vasco e também na base do São Paulo.
Venda faz parte da política financeira do Botafogo
A saída de Jair representa mais uma movimentação do Botafogo dentro de uma estratégia que prioriza a valorização e venda de atletas jovens. A ideia do clube é fortalecer o caixa com esse tipo de transação, e a negociação com o Nottingham Forest segue essa linha. O valor exato do acordo não foi divulgado.
Nos últimos anos, o Botafogo tem intensificado esse modelo de gestão, aproveitando o bom momento de revelações e oportunidades de mercado. A venda de jogadores formados ou lapidados no clube tem sido uma das principais fontes de receita, especialmente em um cenário de maior presença de investidores estrangeiros interessados no futebol brasileiro.
