Botafogo oscila na defesa e perde pontos importantes no Brasileirão

Apontado como um dos favoritos para vencer o campeonato no início do ano, o Botafogo vem decepcionando nesta temporada. Mesmo com uma das defesas menos vazadas do Campeonato Brasileiro, o Glorioso viveu um setembro de altos e baixos no setor defensivo. Foram cinco gols sofridos em quatro jogos, quase um terço do total de 18 […]

26 set, 2025
Foto destaque: Davide Ancelotti (Reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr
Foto destaque: Davide Ancelotti (Reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr
Ancelotti no duelo contra o Grêmio

Apontado como um dos favoritos para vencer o campeonato no início do ano, o Botafogo vem decepcionando nesta temporada. Mesmo com uma das defesas menos vazadas do Campeonato Brasileiro, o Glorioso viveu um setembro de altos e baixos no setor defensivo. Foram cinco gols sofridos em quatro jogos, quase um terço do total de 18 na competição. Além disso, a queda de rendimento impediu que a equipe de Davide Ancelotti se aproximasse dos primeiros colocados.

Oscilações preocupam Ancelotti

Grande parte dos gols tomados ocorreram em momentos em que o Botafogo já tinha a vantagem no placar. O episódio mais marcante foi contra o Mirassol, quando abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas acabou cedendo o empate dentro de casa. Dias depois, diante do Grêmio, o time voltou a deixar escapar a vitória nos minutos finais, levando um gol de pênalti já nos acréscimos da segunda etapa.


Botafogo oscila na defesa e perde pontos importantes no Brasileirão
Savarino em ação contra o Mirassol (Foto: reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)

Após os tropeços, o técnico Davide Ancelotti destacou que os pontos desperdiçados não tiveram a mesma origem, mas admitiu a irregularidade do time. Contra o Mirassol, segundo ele, houve falhas de concentração e má gestão da vantagem. Já diante do Grêmio, o treinador avaliou que a equipe fez um jogo consistente, mas acabou sendo castigada no fim.

Desfalques na defesa

A oportunidade para retomar a confiança será neste domingo (28), no clássico contra o Fluminense, no Maracanã. O Botafogo chega com a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas de Flamengo e Cruzeiro, mas precisa reencontrar a consistência para voltar a brigar na parte de cima da tabela. A partida é considerada chave para medir a capacidade de reação do elenco após os tropeços recentes.


Botafogo oscila na defesa e perde pontos importantes no Brasileirão
Kaio Pantaleão foi expulso no duelo com o Grêmio (Foto: reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)

Para o duelo, o treinador terá problemas na formação defensiva. Os titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão cumprem suspensão, abrindo espaço para David Ricardo e o recém-chegado Gabriel Bahia. Outra opção seria utilizar novamente Marçal improvisado no setor, caso Ancelotti queira um jogador mais experiente. A necessidade de ajustes torna o clássico ainda mais desafiador para o time, que tentará responder dentro de campo às críticas sobre a queda de solidez no sistema defensivo.

Mais notícias