Os três pontos conquistados sobre o Grêmio neste domingo (16), em Cariacica, fizeram com que o Botafogo retornasse a liderança do Campeonato Brasileiro, algo que já se tornando natural para o atual grupo de jogadores. A estrela solitária já apresenta somados 19 pontos, um ponto a mais que o Bahia e o Flamengo, que perseguem a primeira posição.
Juntando a edição de 2023 e essa, já são 33 rodadas com a liderança e 45 entre os quatro primeiros colocados, de 47 rodadas totais. De nove rodadas jogadas, a sexta vitória firma de vez mais uma ótima largada do Glorioso, assim como ocorreu no ano passado.
Além de se destacar nos números, o desempenho do elenco também é um fator importante. Uma equipe com características de controlar a partida, retendo ou não a posse da bola, e a parte ofensiva é o que chama mais atenção dentre todas as qualidades.
A alvinegro carioca, possui o melhor ataque do Brasileirão com 16 gols feitos, junto do outro carioca, Flamengo. São oito gols sofridos, sendo assim, a quinta melhor defesa da competição, ficando atrás apenas de: Palmeiras (4 gols sofridos), Atlético-MG (5 gols sofridos), Internacional (5 gols sofridos), Athlético-PR (6 gols sofridos). Vale lembrar que, Palmeiras e Atlético possuem um jogo a menos que o Botafogo e o Internacional, dois.
Comparação com o ano passado
Comparado ao ano passado, a esta altura, o Botafogo também já liderava a competição, porém com dois pontos de diferença para o segundo colocado, que era o Palmeiras, na época. A equipe carioca havia assumido a ponta da tabela na terceira rodada em 2023.
A forma como terminou o Brasileirão do ano passado, abriu uma cicatriz no elenco alvinegro que, hoje, os molda para estarem mais preparados a suportar a pressão de serem líderes. O treinador português, Arthur Jorge, que assumiu o comando em 2024, enfatiza em suas declarações a lucidez em momentos de euforia.
O próximo compromisso do Glorioso será quarta-feira, onde receberá no Estádio Nilton Santos às 19h, o Athlético-PR. Será um confronto diretos de dois adversários que lutam na parte nobre da tabela, e vale ficar de olho em abrir a vantagem dos concorrentes, pois Bahia e Flamengo também se enfrentam.