O Botafogo está prestes a tornar-se campeão brasileiro após o título inédito da CONMEBOL Libertadores neste domingo (8). O Glorioso terá o São Paulo pela frente no Estádio Nilton Santos com problemas na linha defensiva da equipe comandada por Artur Jorge.
Desfalques
Um dos destaques em 2024 do Botafogo, o zagueiro Barbosa não atuará no jogo que pode definir o título do clube de General Severiano. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e está suspenso. Além dele, o lateral Vitinho sofreu uma lesão no joelho esquerdo e só volta aos gramados em 2025. Os desfalques se juntam ao angolano Bastos, que está no departamento médico do clube alvinegro.
Para a posição de Vitinho, Artur Jorge pode optar pelo uruguaio Mateo Ponte para o lado direito. O treinador tem dúvidas na zaga central e Lucas Halter e Danilo Barbosa disputam a posição. O português definirá a equipe com base no treinamento deste sábado.
Uma mão na taça
Desde 1995 sem conquistar o campeonato nacional mais importante do Brasil, o Botafogo precisa de pouco para levantar a taça de campeão brasileiro. Para não depender do resultado do jogo do Palmeiras contra o Fluminense, o Glorioso precisa de pelo menos um empate para ser campeão.
Caso o São Paulo, rival do Palmeiras, vença o Botafogo e o Alviverde derrote o Fluminense no Allianz Parque, o título vai para a equipe de Abel Ferreira. Esse é o único resultado possível para que o clube paulista conquiste o campeonato.
Provável escalação
Sem ressaca pela conquista da CONMEBOL Libertadores e com foco total do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vai a campo com força máxima para dar mais uma alegria ao seu torcedor.
Para o jogo decisivo, o Botafogo deve ir a campo com a seguinte escalação:
John; Mateo Ponte, Adryelson, Lucas Halter (Danilo Barbosa), Cuiabano (Alex Telles); Gregore, Marlos Freitas; Luiz Henrique, Savarino, Almada; Igor Jesus.
Com 73 pontos, o Botafogo está muito perto de conquistar mais uma taça em 2024. O Palmeiras, com 70 pontos, encara o Fluminense no Allianz Parque.