Na noite desta quarta-feira (17), Botafogo e Palmeiras se enfrentam no Estádio Nilton Santos, valendo a liderança do Brasileirão, tendo em vista que os dois estão empatados na primeira colocação com 33 pontos conquistados até o momento. O encontro entre os dois marca, além de uma prévia das oitavas da Libertadores, o primeiro encontro das duas equipes após a partida do Brasileirão 2023, que terminou 4×3 para o Palmeiras, numa virada histórica.
Informações da partida
O confronto de hoje marca um reencontro entre as duas equipes após a rivalidade criada de 2023 para cá, que acabou se estendendo para o extracampo também, com John Textor e Leila Pereira, presidentes dos clubes. Além de estes ingredientes, os dois ainda se enfrentarão nas oitavas de final da Libertadores, com a partida de hoje sendo uma prévia dos dois jogos, pelo torneio continental.
O Botafogo, do técnico português Artur Jorge, vive grande momento no Brasileirão, tendo apenas 1 derrota nas últimas 10 rodadas, chegando com moral para enfrentar o Palmeiras. O torcedor botafoguense vive a expectativa pelas estreias dos reforços Allan e Igor Jesus, que podem entrar em campo na partida desta noite. A provável equipe do Fogão é: John, Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos, Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Savarino, Luiz Henrique; Júnior Santos e Tiquinho Soares.
Já o Palmeiras, do também português Abel Ferreira, mostra que mais uma vez brigará na parte de cima e perdeu apenas um dos últimos 10 jogos no Brasileirão, assim como o seu adversário. O Verdão já conta com seus reforços para o duelo de hoje, sendo eles o meia Maurício e o mais aguardado, o atacante Felipe Anderson, o novo camisa 9 da equipe. Os reforços devem iniciar no banco e os prováveis onze iniciais são: Weverton, Mayke, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga, Estêvão, Rony; Flaco López.
Clima de rivalidade
Após a virada histórica do Palmeiras sobre o Botafogo em 2023, que acabou resultando no título palmeirense aliado a uma derrocada impressionante da equipe carioca, o clima entre as duas equipes ganhou episódios tensos.
No próprio confronto citado, o presidente do Botafogo reclama da arbitragem, na expulsão de Adryelson, quando a partida ainda estava 3×1 para o Botafogo. Com o passar do tempo, Textor foi responsável pelo início de uma investigação de manipulação de resultados, alegando que alguns jogos, não só envolvendo o Palmeiras, tiveram seus resultados manipulados. A CPI responsável pela investigação segue em andamento.
Pelo lado alviverde, a presidente Leila Pereira fez questão de se posicionar sobre assunto e criticar duramente as suposições de John Textor, com o Palmeiras sendo o time mais atacado pelo presidente adversário.