O Brasil estreia na Liga das Nações 2024 (VNL) nesta terça-feira, às 21h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A partida marca o reencontro de Bernardinho, bicampeão olímpico, com a Seleção masculina de vôlei.
O treinador assumiu no final de outubro de 2023, após a saída de Renan Dal Zotto no final do Pré-Olímpico. A VNL será a única competição da seleção antes das Olimpíadas em Paris.
Na primeira fase da Liga das Nações, o Brasil enfrentará Cuba, Argentina, Sérvia e Itália, que estão em busca da vaga olímpica.
Preparação para os Jogos Olímpicos 2024
Em entrevista ao site ge, Bernardinho falou que os jogos da VNL são como um laboratório para testar os jogadores. “Claro que queremos ir bem, queremos ganhar. Mas, mais que isso, queremos chegar bem nas Olimpíadas e esse é o momento de trabalhar e testar”, explica o treinador.
A Seleção Brasileira, já com a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 garantida, terá a oportunidade de testar todos os jogadores convocados. É uma oportunidade para dar chance a todos os atletas e montar o grupo ideal para Paris.
A ideia é não utilizar força máxima em todos os jogos e ir revezando o time. Segundo Bernardinho, jogar todas as partidas com os titulares gera um desgaste físico.
O treinador também cita os novos talentos do vôlei, como o Darlan, que se destacou durante os jogos do Pré-Olímpico. “Como você descobre um Darlan? Se ele estiver na quadra jogando. Precisamos dar oportunidade a outros. Tem vários, (Lukas) Bergmann, Arthur Bento, jovens muito interessantes que precisam de espaço, e o único espaço que eles têm é agora”, afirmou ao ge.
O técnico deseja o tricampeonato olímpico, mas revela que existem times que podem estar à frente da Seleção. “Pelos números e atuações recentes, você talvez tenha quatro que estão um passo à frente. Eu diria Polônia, Itália, Estados Unidos e França”, conta.
Com o sonho da medalha olímpica, Bernardinho diz que está trabalhando em busca do sonho e acredita nas chances que o Brasil possui.
Calendário
21/05: Brasil X Cuba – 21h
23/05: Brasil X Argentina – 21h
24/05: Brasil X Sérvia – 21h
26/05: Brasil X Itália – 10h
Escalados para Brasil X Cuba
Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Leal, Lucarelli e Maurício Borges
Centrais: Flavio, Isac e Lucão
Convocados
A lista de Bernardinho para a estreia da VNL conta com 17 jogadores. Três foram cortados e podem entrar nos próximos jogos: Lukas Bergmann, Otávio e Judson.
Os convocados são: Bruninho, Fernando Cachopa, Alan Souza, Darlan, Adriano Xavier, Arthur Bento, Honorato, Leal, Lucarelli, Maurício Borges, Flavio, Isac, Lucão e Thales.