Nesta quinta-feira (10), o Brasil ganhou de virada do Chile, por 2 a 1, em Santiago, mas mesmo com a vitória, a seleção brasileira fechou com o pior primeiro turno da sua história no formato atual das eliminatórias sul-americanas.
Pior campanha do Brasil
Com nove rodadas, a seleção brasileira somou somente 13 pontos e terminou o primeiro turno no quarto lugar. Neste turno foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, além de marcar 11 gols e sofrer nove.
Antes dessa fase, o pior primeiro turno que a seleção tinha tido, foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Naquela época, o time comandado por Dunga, havia somado somente 16 pontos, porém, durante o segundo turno a seleção conseguiu melhorar e terminou com a vice-liderança, e ficando atrás somente do Paraguai.
Vitória sobre o Chile
Porém, mesmo com vitória de virada em cima do Chile, fora de casa, as críticas feitas pela torcida não foram aliviadas, uma vez que o Brasil continua com um péssimo desempenho no comando de Dorival Júnior. No comando dele, a seleção brasileira tem são cinco vitórias, três delas são em competições oficiais; cinco empates e uma derrota.
Últimas campanhas da seleção
Na última eliminatórias, para a Copa de 2022, o Brasil conseguiu somar 22 pontos, esse número foi registrado com um jogo a menos, devido à suspensão do jogo contra a Argentina. Na Copa do Mundo de 2018, foram 18 pontos. Para a Copa de 2010 foram marcados 16 pontos. Na Copa de 2006 foram 19 pontos e na Copa de 2002 foram 17 pontos.
Na próxima terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), a seleção brasileira entra em campo novamente, desta vez contra o Peru. O jogo será realizado no Estádio Mané Garrincha, e irá marcar o início do segundo turno das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.