Nesta quarta-feira (24) começa o Módulo 1 do Campeonato Mineiro, ou seja, a primeira divisão. Serão 12 times divididos em três grupos, sendo que cada um deles tem um time cabeça: Atlético Mineiro, América Mineiro e Cruzeiro. Apenas quatro equipes irão se classificar para a fase final do torneio, e a final está marcada para o dia 6 de abril.
Os participantes
Dois times subiram do Módulo 2 de 2023: o Itabirito, grande campeão da competição, e o Uberlândia, que se classificou na vice-colocação.
O Grupo A ficou com Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense. Os times que integram o Grupo B são: Atlético-MG, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova-MG. Finalizando, o Grupo C é composto por: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Patrocinense.
Dois times irão cair de divisão ao final do campeonato e disputarão o Módulo 2 no ano de 2025. O Atlético Mineiro é o maior campeão da competição com 48 títulos; em seguida vem o Cruzeiro com 38.
Depois, o América conta com 16, seguido do Vila Nova, com cinco taças. A Siderúrgica conquistou duas vezes a glória, e o Ipatinga e a Caldense têm um troféu cada.
As regras
Como são três grupos com quatro times em cada, o sistema de classificação funcionará da seguinte forma: apenas quatro times irão se classificar diretamente para a semifinal, os melhores de cada grupo e aquele que foi o segundo melhor colocado do campeonato, ou seja, o que seria o quarto colocado geral. Eles vão se enfrentar em partidas de ida e volta tanto na semifinal quanto na final, e a equipe que se classificou melhor tem vantagem em caso de empate nos dois jogos.
Do quinto ao oitavo classificado geral, os times irão disputar o famoso Troféu Inconfidência no mesmo molde da decisão do campeonato, com semifinais e finais. E do décimo até o décimo segundo, ocorrerá um triangular em que os dois piores irão cair para o Módulo 2 da competição.