África do Sul elimina Itália com gol nos acréscimos e avança em segundo no Grupo G

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
4 min de leitura

Na decisão direta de quem seria a segunda seleção classificada pelo Grupo G da Copa do Mundo Feminina, a África do Sul superou a Itália por 3×2 na madrugada desta quarta-feira (02), em partida realizada em Wellington, na Nova Zelândia. O triunfo emocionante contou com gol milagroso nos acréscimos e garantiu um momento histórico para as sul-africanas, que conquistaram sua primeira vitória em mundiais, além da vaga surpreendente para as oitavas de final da competição.



Caruso abriu o placar em cobrança de pênalti (Foto: Reprodução/gettyimages)


Itália abre vantagem

Valendo a classificação para quem saísse vencedor do confronto, a Itália começou de forma superior e conseguiu um pênalti encima de Beccari aos 10 minutos da etapa inicial. Caruso ficou encarregada da cobrança, chutou rasteiro no canto direito da goleira adversária e abriu vantagem para as europeias. As sul-africanas não lamentaram o gol sofrido por muito tempo e responderam logo na sequência , acertando o travessão na finalização firme de Moodaly. O empate voltou a aparecer no placar em um dos lances mais bizarros de todas as Copas do Mundo, onde Orsi tentou recuar para Durante e não percebeu a companheira adiantada, resultando em um gol contra absurdo para colocar emoção no segundo tempo.



Kgatlana marcou o gol da classificação da África do Sul (Foto: Reprodução/gettyimages)


Virada histórica nos acréscimos

Depois do intervalo, a África do Sul demonstrou ainda mais seu poder ofensivo no segundo tempo, mas continuaram deixando espaços na defesa. Após desperdiçaram algumas oportunidades, a virada sul-africana aconteceu aos 21 minutos, quando Kgatlana liderou o ataque e deixou Magaia em condições dentro da área, a camisa 8 só precisou finalizar no canto oposto de Durante. O resultado poderia até ter ficado maior aos 25, onde Kgatlana teve sua ótima cabeçada defendida pela goleira italiana. Desperdiçando muitas chances de matar o jogo, a Itália se recuperou mais uma vez e chegou ao gol de empate com Caruso, que desviou levemente na cobrança de escanteio. 

Contudo, a situação de poder garantir a classificação também passou nas mãos das italianas, principalmente quando Cantore recebeu pela ponta direita do ataque e deixou a bola nos pés de Girelli, que estava sozinha na área. A camisa 10 não caprichou na finalização e não passou pela goleira Swart. A consequência de desperdiçar uma chance tão clara veio com os intermináveis acréscimos, Kgatlana recebeu o cruzamento com o gol aberto e colocou a África do Sul pela primeira vez nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Em um dos jogos mais emocionantes e equilibrados do mundial até aqui, prevaleceu uma classificação história para a África do Sul, enquanto os erros cruciais das italianas acabaram custando muito caro. Com sua primeira vitória em Copas, as sul-africanas avançaram para a segunda fase na vice-liderança do Grupo G, enquanto a Suécia garantiu a ponta da tabela com 100% de aproveitamento. Apesar de alguns resultados ainda não estarem completos, alguns confrontos dos mata-matas já estão confirmados, onde a África do Sul enfrenta a Holanda e as suecas jogam contra os Estados Unidos.

Foto Destaque: Jogadoras da África do Sul comemorando durante a partida. Reprodução/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário