O jogador Alan Kardec, de 33 anos, está de volta ao Brasil após uma longa passagem no futebol chinês. Ao todo, foram seis anos em clubes como o Chongqing Dangdai e Shenzen FC. A decisão de voltar ao Brasil aconteceu após conflitos e falta de pagamentos de salários nos clubes. Como a janela de transferências no futebol brasileiro está fechada no momento, o atacante projeta voltar atuar somente em julho, quando as janelas reabrem e ele pode encontrar um novo clube.
Em entrevista ao podcast Gringolândia, o jogador fez uma retrospectiva dos momentos que viveu na China, além de falar sobre as possibilidades de seguir no futebol brasileiro no futuro.
“A princípio é um 70%/30% (para ficar no Brasil). Porque inclusive, você vê como são as coisas, a janela fechou no dia 12 de abril. No dia 9 chegou uma carta na mesa do diretor que eu tinha uma proposta oficial para voltar ao Brasil. “Não estão conseguindo me pagar? Tem alguém que vai ajudar a me pagar”. Enrolaram e deixaram a janela fechar.” disse Alan Kardec.
“Regiões Sul e Sudeste (possibilidades atuais). Foram quatro quentes aí. Duas propostas chegaram no dia 9 de abril, e depois quando eu cheguei, meu empresário comentou comigo que tem quatro possibilidades.” finalizou o atacante.
Alan Kardec. (Foto: Sina.com.cn)
Na China, Kardec marcou 69 gols em 126 jogos. O atacante chegou ao país em 2016, após sair do São Paulo. No Brasil, além do São Paulo, o jogador passou por clubes como o Vasco, Internacional, Santos e Palmeiras.
Em títulos, Alan Kardec ganhou duas vezes o Campeonato Brasileiro da Série B, por Vasco e Palmeiras, nos anos de 2009 e 2013, respectivamente. Na Europa, o jogador atuou pelo Benfica, onde ganhou os títulos da Taça da Liga, em 2010 e 2011, além do Campeonato Nacional do país, também em 2010.
Foto Destaque: Alan Kardec. Wang HE/Getty Images