Após sair do Santos, Paulo Turra é anunciado pelo Vitória de Guimarães

Alexandre de Lima Olmos Por Alexandre de Lima Olmos
4 min de leitura

O brasileiro Paulo Turra foi anunciado como o novo treinador do Vitória de Guimarães, clube português que disputa a primeira divisão local. O time ficou na sexta colocação da última Liga Portugal. Os Conquistadores começaram bem a temporada 2023/24, garantindo duas vitórias, contra o Estrela Amadora e o Gil Vicente, e atualmente se encontram na quarta colocação.

Esse será o seu primeiro trabalho como técnico fora do Brasil. Turra havia deixado o Santos em 6 de agosto, após empate por 1 a 1 com o Athletico no Brasileirão.


Paulo Turra em treino pelo Santos (Foto: Reprodução/Instagram/@santosfc)


Contrato

Paulo Turra assinou por duas temporadas para comandar a equipe do norte de Portugal. Ele contará com a presença dos brasileiros Alisson Safira, André Silva, Charles e Matheus Índio.

O treinador já comandou o primeiro treino da equipe e deve estrear no próximo domingo, contra o Vizela, em casa, no Estádio D. Afonso Henriques. Ele chega pra substituir Morena, que pediu demissão após a eliminação nos playoffs da Conference League, contra o NK Celje, da Eslovênia.

Segunda passagem

O Vitória Sport Clube anunciou a contratação como o retorno de Paulo Turra. O treinador brasileiro de fato já atuou na equipe, mas como jogador. Ex-zagueiro, a sua passagem pelo clube de Guimarães foi na temporada 2004/05, após 3 anos no Boavista. Segundo dados do site oGol, foram 19 partidas.

Além da passagem pelo futebol português, ele já atuou por Caxias, Botafogo, Palmeiras, Sertãozinho e Avaí, antes de se aposentar em 2007.


Paulo Turra com sua comissão técnica no Vitória de Guimarães (Foto: Reprodução/Instagram/@vitoriasc_oficial)


Histórico como treinador

A sua carreira como técnico começou logo em 2008, sendo contratado pelo Novo Hamburgo como auxiliar técnico, se tornando técnico interino no ano seguinte. Logo após, ele comandou Esportivo, Brusque, Cianorte, Operário-PR, Avaí e Caxias, antes de voltar a ser auxiliar, na comissão técnica do Felipão. Nesse cargo, ele passou por Guangzhou Evergrande, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, até chegar ao Athletico. Com a aposentadoria de Felipão, que se tornou diretor do time paranaense, Turra foi efetivado como técnico da equipe.

Pelo Athletico foram 36 jogos, com 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas. Ele foi demitido após a conquista do Campeonato Paranaense, que foi conquistado de forma invicta, além de se classificar para as oitavas da Libertadores e para as quartas da Copa do Brasil. A sua demissão ocorreu junto a saída de Felipão, que foi contratado pelo Atlético-MG para o cargo de treinador.


Paulo Turra com o troféu do Campeonato Paranaense 2023 (Foto: Reprodução/Instagram/@_treinadorpauloturra)


Depois de sair do clube paranaense, Paulo Turra teve uma passagem pelo Santos, que durou pouco mais de 1 mês. Foram 7 jogos, com uma vitória, três empates e três derrotas. O técnico saiu com um aproveitamento de 28%, o pior entre os treinadores da equipe no século.

 

Foto destaque: Anúncio da contratação de Paulo Turra. Reprodução/Instagram/@vitoriasc_oficial

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile