Após uma pífia participação na Copa do Mundo de 2022 no Catar, caindo na fase de grupos, e os maus resultados nos últimos amistosos, a goleada sofrida diante da seleção do Japão neste último sábado (9), por 4 a 1 em plena Volkswagen Arena, na Alemanha, foi a gota d’água. A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou, na manhã deste domingo (10), a demissão do técnico alemão Hansi Flick, isso a apenas nove meses da disputa da Eurocopa que terá a própria Alemanha como país sede. O contrato dos assistentes Marcus Sorg e Danny Röhl também foram rescindidos.
“Junto com sua comissão técnica, Hansi Flick deu tudo para voltar aos trilhos após a eliminação na Copa do Mundo no Catar e mudar para melhor. Infelizmente, precisamos admitir hoje que não houve sucesso. O jogo contra o Japão mostrou claramente que não conseguiremos mais ter nenhum progresso nesta situação. Precisamos agir com responsabilidade, precisamos mudar algo para poder desempenhar o exigente e ambicioso papel de anfitrião da Eurocopa que esperamos.”, disse Rudi Völler, grande ídolo do futebol alemão e atual diretor de seleções da federação alemã.
Vexames da seleção alemã
Sob o comando do agora ex-treinador, a seleção alemã sofreu quatro derrotas em seis jogos disputados em 2023. Os alemães ganharam apenas o primeiro amistoso, contra o Peru, por 2 a 0. Após a vitória sobre os peruanos, a seleção foi derrotada por Bélgica, Polônia, Colômbia e Japão, tendo somente o empate diante da Ucrânia como um resultado aceitável, tendo em vista que eles tiveram que buscar isso no final da partida.
Jogadores da seleção da Alemanha durante a goleada sofrida pelo Japão por 4 a 1 (Foto: reprodução/Instagram/@dfb_team)
E isso tudo tendo em vista a eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo no Catar, repetindo o vexame da equipe liderada por Joachim Löw quatro anos antes, na edição na Rússia, ao qual os alemães chegavam como atuais campeões.
Passagem de Hansi Flick no comando da Alemanha
O ex-treinador do Bayern de Munique, Hansi Flick assumiu o comando da seleção alemã em agosto de 2021, substituindo Joachim Löw, que deixou o cargo após ser eliminado nas oitavas de final da Eurocopa disputada naquele mesmo ano. Desde então, os alemães somaram 12 vitórias, sete empates e seis derrotas no total.
O agora ex-treinador da Alemanha, o alemão Hansi Flick (Foto: reprodução/Instagram/@dfb_team)
Como a Alemanha é a sede da Eurocopa de 2024, eles não disputam as eliminatórias para a competição e tem feito amistosos para preencher o calendário e preparar-se para o torneio.
Agora, o próximo compromisso da seleção da Alemanha será contra a vice-campeã mundial França, nesta terça-feira (12), em Dortmund, às 16h (horário de Brasília).
Segundo a própria federação alemã, a Seleção estará sob os cuidados de Rudi Völler e Hannes Wolf, técnico da Seleção sub-20 e diretor de jovens talentos, treinamento e desenvolvimento da DFB, e de Sandro Wagner, auxiliar técnico do sub-20.
Favorito para assumir o comando da seleção da Alemanha
Segundo a imprensa alemã, o grande favorito para assumir o cargo é Julian Nagelsmann, ex-Hoffenheim, Leipzig e que está livre no mercado desde que foi demitido do Bayern de Munique, em março. Durante este mesmo período, chegou a ser especulado em clubes como Chelsea e Paris Saint-Germain, porém as negociações não avançaram.
Foto destaque: O agora ex-treinador da Alemanha, o alemão Hansi Flick. Reprodução/Instagram/@dfb_team