Em meio a uma crise financeira, o Barcelona conseguiu aliviar a sua folha salarial em 161 milhões de euros (cerca de R$ 858,3 milhões) após o fechamento da primeira janela de transferências europeia. O relatório foi divulgado na última terça-feira (05) pela agência de notícias espanhola “EFE”, que teve acesso aos dados financeiros do clube catalão.
Janela de transferências do Barcelona
O Barcelona vem sofrendo com a questão do Fair Play Financeiro. Mesmo após vencer o Campeonato Espanhol na temporada passada, o clube catalão ainda busca se enquadrar às exigências feitas pela La Liga.
Segundo a EFE, a economia conquistada pelo clube se deve a saída de diversos jogadores, a sua maioria de forma definitiva. No relatório divulgado pela agência, o Barça economizou cerca de R$ 212 milhões de euros, contando salários e amortizações. Por outro lado, a entrada de novos jogadores representa um gasto de 50 milhões de euros para os blaugranas.
Essas saídas também ajudaram o Barcelona a se encaixar no Fair Play Financeiro da UEFA. Anteriormente, a folha salarial do clube era de 566 milhões de euros, o que equivalia a 73% do orçamento total do time. A entidade europeia recomendava que esse valor chegasse a 70%, para salários e transferências. Atualmente, o Barça possui uma folha salarial de 404 milhões de euros, equivalente a 54% do seu orçamento total.
Veja a lista de jogadores que deixaram o Barcelona:
Abde Ezzalzouli (Real Betis – definitivo)
Álex Collado (Rescisão de contrato)
Ansu Fati (Brighton – empréstimo)
Antoine Griezmann (Atlético de Madrid – definitivo)
Clément Lenglet (Aston Villa – empréstimo)
Eric García (Girona – empréstimo)
Francisco Trincão (Sporting – definitivo)
Franck Kessié (Al-Ahli – definitivo)
Jordi Alba (Fim de contrato)
Nico González (Porto – definitivo)
Ousmane Dembélé (PSG – definitivo)
Samuel Umtiti (Rescisão de contrato)
Sergiño Dest (PSV – empréstimo)
Sergio Busquets (Fim de contrato)
A agência espanhola também mencionou a saída do zagueiro Gerard Piqué, que se aposentou em novembro de 2022, aos 35 anos. Na temporada anterior, o clube catalão já havia vendido Aubameyang, Bellerín, Memphis Depay e Phillipe Coutinho, além de contar com a saída de Daniel Alves, ao final de seu contrato.
Reforços
Em meio a tantas saídas, o Barcelona focou em algumas contratações pontuais. O clube conseguiu trazer os experientes Iñigo Martínez e Gündoğan de graça, além de contratar os portugueses João Cancelo, do Manchester City, e João Félix, do Atlético de Madrid, por empréstimo. O único gasto que os blaugranas tiveram com transferência foi na compra do volante Oriol Romeu, que pertencia ao Girona, por 3,4 milhões de euros.
Além dos novos nomes, o técnico Xavi Hernández promoveu o jovem Lamine Yamal, de 16 anos. O ponta-direita se destacou na pré-temporada e ganhou a titularidade após a suspensão do brasileiro Raphinha.
Foto destaque: Elenco do Barça após partida contra o Osasuna. Reprodução/Twitter/X/@FCBarcelona