O Barcelona lançou, nessa quarta-feira (24), o terceiro uniforme para a temporada de 2022/23. Inspirado na Cruz de São Jorge, que está no escudo do clube, ao lado da bandeira da Catalunha, tem a cor cinza claro como base e uma cruz com azul e grená no centro.
A camisa será utilizada oficialmente pela primeira vez nesta quarta-feira (24), contra o Manchester City, em amistoso beneficente às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), ideia de Juan Carlos Unzué, ex-goleiro e assistente técnico, que sofre com a doença.
Toda a renda arrecada no Camp Nou será revertida para a Fundação Luzón que trabalha em pesquisas para a cura e na melhora da vida das pessoas com a esclerose.
O projeto social Fundação Barça foi destaque na apresentação do novo uniforme (Reprodução/Twitter)
Segundo o clube, a intenção da camisa é valorizar “o compromisso social, a diversidade e a inclusão”, intensificando o lema “Mais que um clube”. No anúncio, atletas dos times masculinos e femininos se juntaram com jogadores da equipe da Fundação Barça.
A Cruz de São Jorge aparece no uniforme porque em 2022 completará 30 anos que o clube foi presenteado pelo governo da Catalunha com a Ordem da Cruz de São Jorge, reconhecimento público pelo aspecto social que o Barcelona tem no esporte local.
São Jorge é o santo padroeiro da Catalunha e a sua história, além da religião, é bem conhecida no Brasil. O “santo guerreiro” também é padroeiro do Sport Club Corinthians Paulista.
Em 1926, o clube paulista comprou um terreno às margens da Marginal Tietê que pertencia a Rua São Jorge, assim a rua batizou o centro esportivo e se tornou o padroeiro do Timão. Existe outra versão de que o São Jorge era padroeiro do Corinthian Football Club, que excursionou pelo Brasil em 1910 e foi a inspiração da fundação do Corinthians em setembro daquele ano.
Foto destaque: A Cruz de São Jorge homenageada no novo uniforme do Barcelona. Reprodução/Twitter