Bia Ferreira, bicampeã olímpica, se classificou para a semifinal na categoria até 60kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Ao vencer sua oponente, a costarriquenha Pamela Sanchez, Bia garantiu a primeira vaga de boxe brasileiro para os Jogos de Paris 2024. Além de avançar para a disputa final, ela já conquistou pelo menos uma medalha, uma vez que no boxe não há disputa pelo terceiro lugar.
A luta
Apenas 1 minuto e 30 segundos de luta fez com que a brasileira confirmasse sua potência no esporte. A atleta teve um desempenho muito superior e realizou boas sequências de golpes, o suficiente para que o árbitro finalizasse a disputa no primeiro roubo.
Bia Ferreira afirmou que está com mais vontade ainda de ganhar o campeonato depois de sua vitória e que não irá perder o foco. “Eu sei que eu vou ter que ser uma guerreira, eu sei que as meninas estão com muita vontade de também ser campeã Pan-Americana, mas minha vontade é maior, eu tô muito mais preparada e eu vou pra cima, não vou deixar barato, vou buscar esse bicampeonato até o fim. É isso, é continuar acreditando, ficar concentrada, manter o foco porque a competição ainda não terminou, claro, tirei um caminhão das costas, mas ainda estou na disputa, estou na briga pra poder trazer essa medalha aí dourada”, disse.
Confronto entre a brasileira Bia Ferreira (vermelho) e a costarriquenha Pamela Sanchez (azul). (Foto: reprodução/ Diego Alvujar / Photosport/ GE Globo)
A medalha que receberá na próxima disputa será a segunda medalha da bicampeã mundial em um Pan-Americano. Nos Jogos de Lima 2019, Bia levou a medalha de ouro.
Emoção de estar na final
A brasileira consegue enxergar o reflexo de seu preparamento e esforço no resultado dentro do ring. “Eu fico muito emocionada, eu sei o quanto todo mundo se dedicou bastante, o quanto a gente treinou, o quanto a gente se preparou e é emocionante né, eu tô muito feliz de estar fazendo parte desse time e de estar aí na briga nesse momento histórico que vai ter”, declarou Bia.
Na competição em Santiago, ainda há 11 brasileiros disputando o boxe, sendo que nove deles estão na semifinal e já são medalhistas. A categoria disputada por Bia e a categoria de até 57kg podem classificar até quatro atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, enquanto, as outras classificam apenas os finalistas.
Foto destaque: Bia Ferreira vence e disputa semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Reprodução/Alexandre Loureiro/COB/ GE Globo