Na tarde de ontem (17/07) ocorreu a final da Liga das Nações de Vôlei, em Anakara, na Turquia, com o Brasil e a Itália brigando pelo título. Mas infelizmente a seleção brasileira, que vem passando por uma reformulação no elenco, não conseguiu superar a Itália e foi derrotada por 3×0 em sets. A seleção italiana contou com a jovem jogadora de 23 anos, a Paola Egonu, que foi eleita MVP do campeonato.
A Itália já vinha de vitória no campeonato europeu de vôlei e ganhou pela primeira vez o título da Liga das Nações. As outras edições haviam sido vencidas pelos EUA, que acabaram eliminadas nessa edição pela seleção da Sérvia, e interromperam sua sequência de títulos, que nas últimas 3 e únicas edições do campeonato haviam sido vencidas pelos EUA em cima do Brasil.
O jogo foi disputado, com a seleção brasileira tendo que correr atrás do placar em boa parte do jogo, com parciais de 25×23 no primeiro set, 25×22 no segundo set e 25×22 so terceiro set também, a Itália se consagrou a mais nova campeã do torneio. Que contou com a Sérvia em terceiro lugar após derrotar a seleção que sediava as finais do campeonato, a Turquia, que acabou em quarto lugar.
Além de Egonu a Itália também contou com Caterina Bosetti, Anna Danesi, Elena Pietrini, Cristina Chirichella e Alessia Orro. Pelo lado do Brasil os destaques foram para a capitã da equipe Gabi, a levantadora Macris, Kisy que foi a maior pontuadora da seleção, Carol que foi a maior bloqueadora do campeonato e Ana Cristina que entrou muito bem no jogo na reta final do terceiro set.
Seleção brasileira agradece ao apoio após final da partida (Foto: Reprodução/blogdobgpb)
O campeonato
Após terminar a fase de grupos em terceiro lugar, a seleção enfrentou o Japão nas quartas de final e as derrotou por 3×1 em sets, na semifinal enfrentou a seleção da Sérvia onde venceu pelo mesmo placar 3×1 em sets e na grande final contra a Itália infelizmente acabou derrotada por 3×0.
A seleção do campeonato contou com a levantadora Alessia Orro, a posta Paola Egonu, a ponteira Caterina Bosetti e a líbero Monica De Gennaro da Itália, a ponteira Gabi e a central Carol do Brasil, e a central Jovana Stevanovic da Sérvia.
Seleção do campeonato (Foto: Reprodução/Google)
Agora, a nossa seleção de vôlei feminina prepara-se para o Campeonato Mundial, que começa no mês de outubro deste ano, e o Brasil estará na disputa ainda reformulando a seleção com jogadoras mais novas.
Foto Destaque: Seleção brasileira com a medalha de prata. Reprodução/CBV