Em jogo disputado e com reviravoltas, o Brasil derrotou o Japão por 3 sets a 2 (parciais 18/25, 18/15, 25/22, 27/25 e 15/13) e garantiu vaga na semifinal do Mundial de Vôlei. Agora, as brasileiras vão enfrentar a seleção da Itália, na quinta-feira (13), às 13h.
Em busca do título inédito, a seleção brasileira começou errando bastante, o que foi aproveitado pelas japonesas. No primeiro e segundo set, o Japão se impôs e comandou o jogo, sem dar chance ao Brasil, que mesmo com as constantes mudanças e cobrança do técnico Zé Roberto, viu o Japão abrir 2 sets a 0.
Já nos dois sets seguintes, a virada brasileira começou a se desenhar, com outra postura e a necessidade de virar para seguir no Mundial, Rosamaria, Lorenne e Gabi chamaram a responsabilidade e comandaram a vitória brasileira no terceiro e quarto set, forçando a disputa do tie-break para decidir quem ficaria com a vaga na semifinal.
No “desempate”, o Japão abriu 4/2, mas o Brasil manteve o controle emocional e empatou o duelo em 4/4. A seleção encaixou a sequência de pontos e retomou a dianteira. Em belo ponto de Rosamaria, abriu 8/6. Mas o Japão, incansável e com uma excelente defesa, voltou a buscar a igualdade do placar. Zé Roberto parou o jogo e a partir dali, o Brasil colocou o pé na semi. No erro de ataque das rivais, o Brasil abriu 12/10. O Japão pediu tempo, mas Carol, outra destaque da partida, mais uma vez fechou a rede para ampliar. As japonesas ainda evitaram dois match points. Mas não evitaram o terceiro, 15/13 pro Brasil e vaga na semifinal carimbada.
Uma das destaques do jogo, Gabi comentou sobre a virada: “Ainda não estou acreditando no que fizemos hoje. Estou muito orgulhosa do time. Começamos nervosas, mas as japonesas fora incríveis. Fomos muito resilientes, obrigada à torcida que nos deu tanta energia. Espero ver todos na semifinal contra a Itália”, disse a atleta.
Gabi foi a maior pontuadora da partida (Foto:Divulgação/FIVB)
Números do Jogo
Maiores pontuadoras
Gabi (BRA): 25 pontos
Haiashi (JAP): 21pontos
Yamada (JAP): 19 pontos
Carol Gataz (BRA): 14 pontos
Carol e Rosamaria (BRA): 13 pontos
Lorenne (BRA): 12 pontos
Pontos de ataque
Brasil: 75 pontos
Japão: 70 pontos
Pontos de saque
Brasil: 3 pontos
Japão: 4 pontos
Pontos de bloqueio
Brasil: 6 pontos
Japão: 9 pontos
Pontos em erros adversários
Brasil: 19 pontos
Japão: 27 pontos
**Números divulgados pelo ge
Foto Destaque: Brasil garante vaga na semi ao vencer o Japão. Divulgação/FIVB