Na tarde desta sexta-feira (13), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva determinou a suspensão do início do Campeonato Mineiro de 2023. A medida aconteceu por causa da confusão entre Ipatinga e Betim, times que disputaram no ano passado, o Módulo II do Estadual.
Segundo a Itatiaia, que conseguiu com exclusividade a decisão do STJD, revelada após o requerimento do Betim Futebol Clube, que é representado pela advogada Ana Luiza Oliveira Rali.
“Diante desta moldura, outro caminho não há que ser trilhado, senão o da CONCESSÃO DA LIMINAR vindicada, por meio da determinação de suspensão do início do Campeonato Mineiro Modulo I de 2023, até o trânsito em julgado do Processo n.329/22 do TJDMG, ou ulterior determinação deste STJD”.
Toda a confusão envolve a denúncia feita pelo Betim, que acusou o Ipatinga de irregularidades na inscrição de jogadores no Módulo II do ano passado.
Ana Luiza falou: “Trata-se de um recurso voluntário de um processo entre o Betim e o Ipatinga ao qual, se aceito tal recurso, o Betim tem acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro”.
No dia 26 de setembro de 2022, o clube Betim fez a denúncia através de uma notícia de infração, “o Ipatinga Futebol Clube FALSIFICOU a assinatura das carteiras de trabalho de todos os atletas que disputaram a competição, especialmente aqueles que foram relacionados para a partida disputada contra o BOA EC, no último dia 30/07/2022, válida pela 10ª rodada da competição”, essa foi uma parte da denúncia feita pelo time no ano passado.
Parte da solicitação. (Foto: Itatiaia)
“Que seja instaurado ‘INQUÉRITO’ para a devida apuração dos fatos acima narrados; seja intimado o Presidente da agremiação Ipatinga Futebol Clube (…) para tomar conhecimento desse inquérito e apresentar:
Carteira de trabalho dos atletas listados a súmula da partida realizada entre Boa Esporte Clube e Ipatinga Futebol, válido pelo Hexagonal Final, Módulo II, 2022, e realizada no dia 30/07/22, as 16:00 horas”, relata parte da solicitação da procuradoria.
No dia 17 de outubro do ano passado, o Procurador de Justiça Desportiva do TJD-MG, Wagner Santos de Faria, julgou o tema, e por meio de processo, solicitou que o Ipatinga apresentasse documentos confirmadores.
A Federação Mineira de Futebol (FMF), informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão do STJD. E que ficou sabendo após a divulgação do resultado na imprensa.
Foto destaque: Por determinação do STJD, o Campeonato Mineiro está suspenso. Reprodução/Cris Mattos/FMF