Flu joga mal, é derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo, mas se classifica com gol milagroso de Cano no fim da partida. Tricolor possuía a vantagem de empate por ter tido a melhor campanha do Carioca na fase de pontos. Na primeira partida da decisão a equipe de Abel Braga venceu por 1 a 0, e precisava perder por pelo menos 2 gols para ser eliminado pelo glorioso, resultado que acontecia até os 51 minutos do segundo tempo, quando Cano marcou para o Fluminense, colocando o tricolor pela terceira vez seguida na final do Carioca.
Erison foi o grande destaque da partida com dois gols (Foto:Reprodução/André Durão)
O primeiro tempo foi bem apático de ambas equipes, precisando buscar o resultado, o Botafogo tinha dificuldade na criação de jogadas. Já o Fluminense com a vantagem em mãos, tentava controlar o jogo e até conseguiu criar algumas jogadas mas pecou no último passe. Com dificuldade para atacar, o glorioso conseguiu seu gol utilizando o velho contra-ataque. Após erro de passe de Arias, Chay lançou para Erison, o atacante bagunçou a zaga tricolor e marcou um golaço para abrir o placar no Maracanã.
Na etapa final, ainda precisando de um gol para a classificação, o Botafogo mandou no jogo. A equipe de Abel Braga parecia perdida durante o segundo tempo e via o time alvinegro dominar as ações do jogo. Aos 45 minutos, novamente Chay deu a assistência para Erison, dessa vez de cabeça, marcar o segundo gol do Botafogo na partida. Parecia que o confronto já tinha seu classificado, mas não foi o que aconteceu. No último lance da partida, em bola levantada na área, Ganso acertou o travessão e a bola sobrou no peito de Cano, que garantiu a classificação tricolor para a final.
No fim do jogo os jogadores do Botafogo partiram para cima do árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, após o juiz da partida decretar o apito final no momento que o time alvinegro iria cobrar uma falta para a área. No lance, Fred tomou o segundo cartão amarelo por matar a jogada e foi expulso, no momento em que a falta seria cobrada, o árbitro encerrou a partida, com o Fred ainda em campo mesmo sendo expulso. A situação revoltou os jogadores da equipe alvinegra e o técnico interino Lúcio Flávio que foram cobrar o juiz, ocasionando uma grande confusão.
Por meio de suas redes sociais, John Textor, mandatário do Botafogo, criticou a arbitragem do Carioca e deixou um recado para o futuro do clube na competição, “Em 2023, Carioca vai ser um bom torneio para o nosso time B”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>In 2023, <a href=”https://twitter.com/Cariocao?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Cariocao</a> will be a great tournament for our <a href=”https://twitter.com/Botafogo?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Botafogo</a> B team!</p>— John Textor (@JohnTextor) <a href=”https://twitter.com/JohnTextor/status/1508201978891051008?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Na decisão do Campeonato Carioca o Fluminense irá reencontrar um adversário já conhecido, o Flamengo. Nas últimas duas edições as equipes se enfrentaram na final da competição, com o rubro negro se sagrando campeão em ambas oportunidades.
A final do Carioca será definida em duas partidas, a primeira acontece na próxima quarta-feira (30/3) e o segundo jogo e decisivo será no próximo sábado (2/4).
Foto Destaque: Cano é o melhor jogador do Flu no ano Reprodução/Mailson Santana/FFC