Nesta quarta-feira (21), a CBF divulgou o cronograma das principais competições nacionais do ano que vem. Uma das mudanças está relacionada à Copa do Brasil, que passará os jogos de quarta-feira para domingo. As partidas serão realizadas nos dias 17 e 24 de setembro.
Já o Campeonato Brasileiro começa no dia 15 de abril e termina no dia 3 de dezembro. A CBF ainda informou que não haverá jogos de clubes em datas Fifa, logo, o Brasileirão terá uma pausa para evitar conflito no calendário – período de reunião das seleções onde a liberação de jogadores é obrigatória.
Além disso, os jogadores convocados para a seleção brasileira terão um intervalo de 48 horas entre o fim e o período de suas partidas. A decisão tem como objetivo evitar lesões e manter o alto nível das competições.
‘’Essa mudança era uma demanda antiga dos clubes, que a CBF vai finalmente atender. O futebol brasileiro tem que fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para seleção brasileira. Queremos dar melhores condições de trabalho de todos, valorizando nossas competições e o nosso futebol como um todo’’, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Os campeonatos estaduais não sofreram alterações, eles começam dia 15 de janeiro e serão as primeiras competições do ano. A Supercopa do Brasil será disputada no dia 28 de janeiro, em jogo único.
Tanto a Copa do Nordeste, quanto a Copa Verde terão seus calendários divulgados pela CBF até o dia 17 de outubro.
Brasileirão e Copa do Brasil sofreram as maiores mudanças (Foto: Reprodução/Twitter)
Calendário completo
Campeonatos estaduais: 15 de janeiro a 9 de abril;
Copa do Brasil: 22 de fevereiro a 24 de setembro;
Supercopa do Brasil: 28 de janeiro;
Campeonato Brasileiro – Série A: 15 de abril a 3 de dezembro;
Série B: 15 de abril a 25 de novembro;
Série C: 22 de abril a 12 de novembro;
Série D: 30 de abril a 29 de outubro.
Competições internacionais
Recopa Sul-Americana: 8 a 15 de fevereiro;
Copa Libertadores: 8 de fevereiro a 11 de novembro;
Copa Sul-Americana: 8 de março a 28 de outubro;
Mundial de Clubes: a definir.
Foto em destaque: Sede da CBF Foto: Lucas Figueiredo/CBF