A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta quarta-feira (13), a lista de convocados para disputar o Mundial de ginástica artística na Antuérpia, cidade portuária da Bélgica. A competição é o maior torneio pré-olímpico dessa modalidade e irá começar no dia 30 deste mês de setembro.
Convocados
Ano passado, o Brasil foi o quarto colocado entre as equipes femininas de ginástica artística, sendo a melhor colocação do país na história do Mundial. A craque Rebeca Andrade, além de disputar o título mundial do individual geral, compõe a equipe junto com Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. Já a Jade Barbosa, recuperada de uma lesão no joelho que a desclassificou do Mundial ano passado, será o reforço do grupo.
O campeão olímpico Arthur Zanetti ficou fora do Mundial de 2022 devido a uma virose, mas irá reforçar o time masculino este ano. Arthur Nory, Diogo Soares e Yuri Guimarães também permanecem no grupo. Após cirurgia no tornozelo, o Caio Souza desfalca a equipe e será substuído por dois atletas novos: Tomás Florêncio e Patrick Sampaio.
Post do CGB no X da lista de convocação para o Mundial. (Reprodução/ X)
Principal Objetivo
Neste mundial, o maior objetivo é classificar o Brasil para as Olimpíadas – no total são nove vagas a serem disputadas em cada gênero.
Segundo Henrique Motta, diretor esportivo da CBG, a lista de selecionados foi realizada meticulosamente: “Como de costume, as coordenações técnicas da seleção de Ginástica Artística realizaram um processo constante e transdisciplinar de avaliações para a definição das equipes brasileiras para o Campeonato Mundial deste ano. Estamos confiantes e preparados para mais esse grande evento do ciclo olímpico, objetivando a classificação por equipes para os Jogos de Paris-2024″.
A equipe brasileira entra na principal competição do ano com respeito, com campeões olímpicos como Rebeca Andrade e Arthur Zanetti. O mundial vai impulsionar a preparação para as Olímpíadas de Paris 2024, onde os atletas estão mais de olho.
Foto destaque: Rebeca Andrade durante apresentação. Reprodução/ Julio César Guimarães/ COB