Colômbia vence Jamaica com placar magro, mas está pela primeira vez na história nas quartas de final

Guilherme Toscano Por Guilherme Toscano
6 min de leitura

Nesta madrugada de terça-feira (8), no estádio de Melbourne, a Colômbia duelou com a Jamaica por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. A seleção colombiana conquistou uma vitória magra por 1 a 0, no gol de Catalina Usme, na segunda etapa. 

Um jogo disputado do início ao fim, onde teve suas principais emoções no segundo tempo. Cada seleção teve a oportunidade de mudar a história do jogo, contudo, a trave foi o obstáculo a impedir essa mudança. 

A Jamaica nesta Copa do Mundo sofreu apenas um gol, fato que aconteceu somente nesta partida. Já as Las Cafeteras, alcançaram pela primeira vez em sua história as quartas de final da competição. Logo, a seleção sul-americana enfrentará a Inglaterra na próxima fase a fim de ir ainda mais longe nesta copa. 

Primeiro tempo

A Colômbia e a Jamaica se encontraram em um jogo bem picotado, mesmo que a árbitra Kate Jacewicz não tenha marcado definitivamente a bola parada, a partida era pausada por choques e quedas. 

Aliás, nessa metade do tempo regulamentar, isso era uma arma usada pela Colômbia para parar os ataques jamaicanos, onde impediam que as jogadoras adversárias avançassem muito em seu campo defensivo. O duelo se viu muito espaçado no gramado, porém o combate físico foi focalizado. 

A Jamaica que “estacionou o ônibus” contra o Brasil, teve uma postura completamente diferente, avançou seu bloco defensivo e buscava atacar as costas do bloco médio da Colômbia. 

Os principais destaques de cada seleção como Linda Caicedo (COL) e Khadija Shaw (JAM) foram muito marcadas nessa primeira etapa. Sempre com marcação dupla ou tripla em cima das atacantes. 


Linda Caiceido e Khadija Shaw juntas, em uma montagem de fotos. (Reprodução/@linda__caicedo11/@bun_bun10/Instagram)


O primeiro tempo terminou com um jogo travado e, praticamente, sem chutes ao gol. Ambas as equipes não conseguiram arriscar de fora da área por conta da marcação. Dentre as duas goleiras na partida, a goleira do Tottenham, Rebecca Spencer foi a mais acionada, evitando cabeceios e se antecipando perante as atacantes adversárias.

Segundo tempo

A emoção que não aflorou no primeiro tempo, aflorou no segundo. Ainda no início, aos 51 minutos, a Colômbia, que se concentrava no lado esquerdo de ataque do campo, achou uma inversão de jogada com a Ana Guzman que encontrou, sozinha, a centroavante Catalina Usme nas costas da defesa. Ela dominou e chapou a bola para o fundo da rede.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>USME ABRE O PLACAR PRA COLÔMBIA!<br><br>Jogadaça coletiva colombiana e não teve jeito: saiu o primeiro gol delas! Ah, e é o primeiro que a Jamaica sofre nessa Copa do Mundo Feminina FIFA™ 2023!<br><br> <a href=”https://t.co/ykPtDoW2Tw”>https://t.co/ykPtDoW2Tw</a><br><br> <a href=”https://twitter.com/ofelipeleite?ref_src=twsrc%5Etfw”>@ofelipeleite</a><a href=”https://twitter.com/hashtag/CopaNaCaz%C3%A9TV?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#CopaNaCazéTV</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/FutebolFeminino?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#FutebolFeminino</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/FWWC?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#FWWC</a> <a href=”https://t.co/mwJP6zJ8dS”>pic.twitter.com/mwJP6zJ8dS</a></p>&mdash; CazéTV (@CazeTVOficial) <a href=”https://twitter.com/CazeTVOficial/status/1688842907480989696?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 8, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Gol de Catalina Usme na partida entre Colômbia e Jamaica, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. (Reprodução/@CazeTVOficial/Twitter)


Assim, as colombianas foram a primeira seleção a furar a defesa e marcar um gol na Jamaica nesta Copa do Mundo Feminina. 

Poucos minutos depois, as jamaicanas deram a resposta. Em bola parada cobrada pela Blackwood, a bola sobrou na segunda trave e Jody Brown conseguiu cabecear na confusão. Contudo, a bola bateu na trave e se afastou da baliza adversária. 

A partir da derrota parcial, a seleção jamaicana se lançou ao ataque, avançando ainda mais seu bloco para o campo de ataque. A seleção sul-americana conseguiu escapar algumas vezes pelo espaço deixado pela Jamaica, porém sem conseguir finalizar a jogada com sucesso.

A Jamaica conseguiu uma grande chance de empatar a partida aos 81 minutos. Drew Spence recebeu um cruzamento da lateral do campo da Tiffany Cameron, onde subiu sozinha, cabeceou para baixo, mas acabou tirando muito da goleira Catalina Perez. 

Na sequência, Las Cafeteras desperdiçaram a oportunidade de matar o jogo. Aos 85 minutos, após escanteio cobrado, a bola voltou para a lateral do campo e, cruzada novamente para dentro da área, Leicy Santos recebeu sozinha nas costas da defesa. A jogadora mergulhou de peixinho, porém a bola rumou à trave e se afastou da baliza jamaicana. 

Próximo confronto 

A Jamaica dá adeus a Copa do Mundo, no entanto, a Colômbia segue viva na competição e duelará com a Inglaterra neste sábado, às 7h30 (horário de Brasília), para decidir quem avança para as semifinais da competição. 

Houve somente um encontro entre essas duas seleções na sua história. No confronto, as inglesas ganharam por 2 a 1, em partida válida pela fase de grupos.

Foto destaque: Jogadoras colombianas comemorando gol contra a Jamaica, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Reprodução/@fifawomensworldcup/Instagram 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile