O dia 13 de agosto de 2021 ficará para sempre marcada na vida de Raphinha. Ponta driblador e finalizador. Foi assim que o técnico Tite definiu o mais novo jogador da seleção brasileira. O atleta foi a maior novidade da convocação para os três jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 em setembro, contra Chile, Argentina e Peru.
“Estou sem palavras para descrever a minha felicidade. Eu saí do Brasil bem cedo e não tive a oportunidade de jogar profissionalmente no país, mas nunca escondi o meu desejo de vestir a camisa da nossa seleção. Quem me acompanha sabe o quanto eu venho trabalhando duro e, hoje, meu sonho se realizou, pois fui convocado. Agradeço a todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado e a cada profissional que me ajudou durante a minha carreira. Sem vocês, nada disso seria possível”, vibrou Raphinha.
Raphinha ganha primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira – Divulgação
Antes da convocação de sexta-feira (13), Raphinha já estava sendo monitorado pelo técnico Tite. A comissão técnica tinha a ideia de convocá-lo em maio para a Eliminatórias da Copa do Mundo 2022, nos jogos contra Equador e Paraguai, porém uma lesão afastou o jogador por um mês dos campos.
Cesar Sampaio, auxiliar técnico de Tite, fez contatos com funcionários do Avaí para ir atrás de informações de Raphinha. Gaúcho, nascido em Porto Alegre, o craque é da Restinga, bairro conhecido nacionalmente por ter sido de lá que veio o ex-jogador do Grêmio e Internacional, Tinga.
“Eu joguei com o pai dele, o Maninho, de amador. De vez em quando ele ainda joga com os veteranos. Ele (Raphinha) é parte de uma geração lá em que vários meninos se tornaram jogadores de futebol. O Raphinha é formado pelo mesmo cara que me levava para jogar em tudo o que é canto, o Seu Farias, o mesmo treinador que me pegou na infância. Ele já se destacava entre os moleques da idade dele”, contou Tinga ao GE.
Raphinha, ainda cedo, deixou o futebol brasileiro cedo para brilhar na Europa. Primeira parada foi em Portugal, pelo time B do Vitória de Guimarães e o Sporting, que após duas temporadas, vendeu o jogador para o Rennes por 20 milhões de euros, em 2019. Na França, onde foi peça chave para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, podendo disputar pela primeira vez em sua historia a fase de grupos da Champions League. E, mais recentemente, na Inglaterra. Ele chegou ao Leeds United a pedido do técnico Marcelo Bielsa, em uma transferência que pode chegar até 25 milhões de euros e foi um dos responsáveis pela ótima campanha da equipe na Premier League.
Raphinha comemora gol pelo Leeds United – Peter Powel/Reuters
O Brasil enfrentará o Chile, no dia 2 de setembro, em Santiago. No dia 5, a reedição da última final da Copa América, contra a Argentina, em São Paulo, na Arena Corinthians e no dia 9, a seleção verde e amarela vai encarar o Peru, em Recife, na Arena Pernambuco.
(Foto destaque: Conheça a novidade na convocação da seleção brasileira: Raphinha – Jon Super/Reuters)