Juntos por ações contra o racismo, Brasil e Espanha se enfrentarão em amistoso em março de 2024. A partida terá como objetivo repudiar as ações revistas que ocorreram nesta última temporada prioritariamente com Vinícius Jr.
A partida será realizada na primeira data FIFA do próximo ano, entre 18 e 26 de março. Ainda não há um local, uma data e um horário definido, mas a partida ocorrerá. A partida só será disputada pois CBF e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estão se aproximando cada vez mais e por conta do episódio que envolveu Vini Jr no jogo entre Real Madrid e Valencia no último dia 21 de maio.
“O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos” – disse o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues.
Brasil campeão da Copa da Confederações em 20213 em cima da Espanha. (Foto: AP Photo/Victor R. Caivano))
Ednaldo Rodrigues e Luis Rubiales, presidente da RFEF, têm mantido contato frequente para alinharem as ações de combate contra o racismo que podem ser adotadas ao longo do tempo.
“Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta” – completou o presidente da CBF.
A última vez que as seleções se enfrentaram foi pela disputa da final da Copa das Confederações em 2013, onde o Brasil saiu campeão vencendo os espanhóis por 3 a 0 no Maracaña.
Num contexto geral, Brasil e Espanha se enfrentaram nove vezes, sendo cinco vitórias brasileiras, duas vitórias dos espanhóis e dois empates.
A seleção brasileira se apresenta na Espanha dia 12 de junho, onde enfrentará a seleção de Guiné, no estádio Cornellà-El Prat, por partida amistosa pela data FIFA. Além disso, viaja para Lisboa, onde encara Senegal, no estádio José Alvalade.
Foto Destaque: Brasil x Espanha, Final Copa das Confederações 2013. (Foto: Jasper Juinen/Getty Images)