A Copa do Mundo 2022 do Catar nem sequer está perto do término, mas as curiosidades sobre as próximas edições já são prementes. Ao que sabe, o próximo evento, em 2026, será realizado na América do Norte – divido em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Com 48 países na disputa – inédito, o formato da competição está no centro das discussões, e deve ser definido até 2023, conforme Arsène Wenger, chefe do departamento de futebol da FIFA.
“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem,” disse Arsène Wenger em entrevista ao GE.
Brasil campeão em 1994 nos Estados Unidos. (Foto: Getty Images)
A medida que aumenta em 50% o número de seleções participantes do torneio – 16 times, foi aprovada em 2016 pela FIFA, que assentiu a sugestão proposta pela UEFA. A ideia inicial são 16 grupos com 3 países em cada qual, o que provocaria – no entendimento dos organizadores – partidas mais disputadas, desde a primeira fase. Outra possibilidade é adicionar penalidades para desempatar eventuais jogos que definam os segundos colocados nos respectivos grupos.
“Financeiramente, o formato de 48 equipes é o mais atraente ou bem-sucedido, simplesmente porque o elemento esportivo prevalece e cada partida é importante. A decisão não deve ser motivada financeiramente, nem em termos de receita ou custos, mas o motor deve realmente ser o desenvolvimento do futebol e impulsionar o esporte em todo o mundo”, afirma Gianni Infantino, presidente da FIFA, em entrevista à BBC, 2016.
Brasil conquista o tricampeonato no México em 1970. (Foto: AP/Press Association Images)
A nova Copa do Mundo contará com 80 partidas, distribuídas entre 16 cidades- sedes: Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, New York/New Jersey, Philadelphia, San Francisco e Seattle, nos Estados Unidos, Guadalajara, Cidade do México e Monterrey, no México, e Toronto e Vancouver no Canadá. E deve ter início, supostamente, em 16 de junho.
Foto destaque: Gianni Infantino, presidente da FIFA. (Foto: Abbie Parr, File/AP)