Copa do Mundo: Relembre e veja por onde andam argentinos finalistas da Copa de 2014

Matheus Mello Por Matheus Mello
7 min de leitura

Uma das grandes histórias da Copa do Catar, a Argentina vive uma fase impressionante. Os sul-americanos chegaram ao Mundial com grande expectativa, que logo, virou preocupação após estreia com derrota para Arábia Saudita. De uma quase eliminação vergonhosa na fase de grupos, a Argentina chega a grande final contra a França, jogo que será realizado nesse domingo (18). Contudo, os hermanos já disputaram uma decisão de Copa recentemente. Foi em 2014, na Copa disputada no Brasil, onde a Alemanha se sagrou tetracampeã, após vencer os argentinos na prorrogação. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>Philipp <a href=”https://twitter.com/hashtag/Lahm?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Lahm</a> en IG: &quot;Empiezan los cuartos de final… <a href=”https://twitter.com/hashtag/Argentina?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Argentina</a> es mi favorito para este Mundial. En 2014, los compañeros de Leo parecían estar esperando a que <a href=”https://twitter.com/hashtag/Messi?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Messi</a> resolviera todo solo contra nosotros… Ahora, sus compañeros juegan para a él” <a href=”https://t.co/qdHR09IBDO”>pic.twitter.com/qdHR09IBDO</a></p>&mdash; Veronica Brunati (@verobrunati) <a href=”https://twitter.com/verobrunati/status/1601311170123927552?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 9, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Argentina e Alemanha se enfrentaram na final de 2014 (Reprodução/Twitter)


De todos os nomes que fizeram parte da Copa no Brasil, apenas Lionel Messi segue em atividade pela equipe nacional. Após o vice mundial, a Argentina ainda amargou duas derrotas seguidas em finais para o Chile, nas Copas América de 2015 e 2016, com inclusive Messi anunciando uma aposentadoria da seleção. Após um tempo, o argentino voltou atrás, e retornou a equipe, disputando a Copa de 2018 e conquistando a Copa América 2021. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>After years of heartbreak, Leo Messi finally achieved the elusive goal of a first major international trophy when Argentina beat Brazil 1-0 in the 2021 Copa América final  <a href=”https://t.co/c9MtbxJ9v3″>pic.twitter.com/c9MtbxJ9v3</a></p>&mdash; B/R Football (@brfootball) <a href=”https://twitter.com/brfootball/status/1602459184486055936?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 13, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Messi ajudou a Argentina com um tabu de 28 anos sem títulos (Reprodução/Twitter)


Relembre aqui os grandes nomes daquela campanha que terminou no vice em 2014: 

Romero: O goleiro titular argentino segue com a carreira ativa. Apesar de não aparecer mais nas convocações, ele está no Boca Juniors desde a última temporada, porém ainda não entrou em campo. Com três Copas no currículo, o arqueiro de 35 anos, vive seus últimos momentos como jogador. 

Zabaleta: O lateral direito, com grande passagem pelo futebol inglês, se aposentou em 2020. Multicampeão pelo Manchester City, o argentino tem 37 anos atualmente. 

Demichelis: O experiente zagueiro está com 41 anos e exerce nova função no esporte. Aposentado desde 2017, Demichelis se tornou técnico das categorias de base do Bayern. Já em 2023, ele será treinador do River Plate, após saída de Marcelo Gallardo do clube. 

Garay: O zagueiro atualmente com 36 anos se aposentou em 2020. Com passagens por diversos clubes europeus, Garay deixou os gramados por conta de sucessivas lesões. 

Marcos Rojo: Companheiro de equipe de Romero no Boca Juniors, o lateral esquerdo era um dos mais novos do elenco em 2014. Atualmente é capitão do clube argentino. Rojo teve uma passagem pelo Manchester United, da Inglaterra. 

Mascherano: Grande volante da história da Argentina, Mascherano teve uma ótima passagem pelo Barcelona, clube onde atuou com Lionel Messi por muitos anos. Mascherano se aposentou em 2020, aos 38 anos. Hoje em dia, o ex-atleta exerce a função de treinador da equipe sub-20 da Argentina. 

Biglia: O volante segue em campo e atua no futebol turco. Biglia tem 36 anos e declarou sua aposentadoria da seleção em 2018, logo após a eliminação da Argentina para a França na Copa. 

Enzo Pérez: Um dos principais nomes do River Plate, o meia não é convocado desde 2018. Atualmente está com 36 anos. 

Lavezzi: Hoje com 39 anos, o atacante se aposentou em 2019. Ele teve boas passagens pelo Napoli e PSG antes de encerrar a carreira. 

Messi: O grande astro da seleção argentina segue em atividade. Principal nome da Copa em 2014, Messi faz um ótimo mundial no Catar, levando a Argentina para mais uma final. Aos 35 anos, o jogador do PSG disputa sua última Copa do Mundo, com a expectativa de conquistar mais um título pela seleção, após conquistar a Copa América 2019 e a Finalissima 2022. 

Higuaín: O “vilão” da final de 2014, Higuaín se aposentou recentemente. Em seus últimos anos da carreira, atuava no Inter Miami da MLS. Com boas passagens por Napoli, Real Madrid e Juventus, o atacante ficou marcado pelos gols perdidos na decisão contra a Alemanha. 

Fernando Gago: O volante se aposentou em 2020. Atualmente, aos 36 anos, Gago é treinador do Racing. 

Palacio: Aposentado desde 2022, o atacante atuou no Brescia até seus 40 anos. Após a aposentadoria, Palacio se tornou jogador de basquete. 

Sergio Aguero: Um dos grandes ídolos da história do Manchester City, Aguero teve que deixar o futebol, após descobrir um problema cardíaco. O atacante tinha acabado de assinar com a equipe do Barcelona, quando abandonou as chuteiras, aos 33 anos. 

Alejandro Sabella: O técnico argentino que levou a equipe a final do Mundial faleceu em 2020. Aos 66 anos, o treinador estava internado devido a uma insuficiência cardíaca. 

Na decisão contra a Alemanha, disputada no Maracanã, a seleção argentina entrou em campo com: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Enzo Pérez, Lavezzi e Messi; Higuaín. Na ocasião, após uma disputa intensa, Mario Gotze marcou o único gol da partida no segundo tempo da prorrogação. Dessa maneira, a Alemanha se tornou tetracampeã mundial, empatando com a Itália. Vale lembrar que a Seleção Brasileira é a maior campeã do torneio, com cinco troféus. 

 

Foto Destaque: Lionel Messi na Copa de 2014 (Reprodução/Getty Images) 

Deixe um comentário

Deixe um comentário