Cristiano Ronaldo se torna o artilheiro do mundo em 2023

Rodrigo Salzano Por Rodrigo Salzano
3 min de leitura

Cristiano Ronaldo foi o destaque nesta Data Fifa e se tornou o maior artilheiro do mundo em 2023. Além de ter ajudado a garantir a classificação de Portugal para a Eurocopa nas vitórias contra Eslováquia e Bósnia, o camisa 7 colocou a bola na rede quatro vezes nesses duas partidas, atingindo a marca de 40 gols no ano e superando Haaland, Cano e Mbappe.

Números de Cristiano Ronaldo

O CR7 vive seu primeiro ano fora do futebol europeu. Aos 38 anos, o atacante anotou seis gols na Copa dos Campeões Árabes, que resultaram no título do Al-Nassr, além de marcar 24 pela Liga Saudita, sendo o artilheiro da atual edição. Ronaldo também deixou sua marca uma vez na Champions Asiática e anotou nove gols por Portugal nas Eliminatórias para a Eurocopa.

Em números gerais, Cristiano Ronaldo participou de 43 jogos em 2023, marcando 40 gols, uma média de 0,93 gols por partida. Pelo Al-Nassr, realizou 36 jogos e anotou 31 gols, cerca de 0.86 gols por jogo. Pela seleção de Portugal, o craque desencantou. Em sete jogos, marcou nove gols, com uma média superior a 1,28 gols por partida.


Cristiano Ronaldo tenta bicicleta contra a Eslováquia. (Foto: reprodução/Instagram/@cristiano)


Concorrentes

Com 40 gols no ano e com o topo da artilharia de 2023, Cristiano Ronaldo acompanha de perto a situação de seus principais concorrentes. Erling Haaland, que foi artilheiro da Champions e da Premier League de 2022/23, é o segundo colocado com 39 gols marcados. Nesta Data Fifa, o norueguês anotou dois gols na vitória contra o Chipre e saiu em branco na derrota para a Espanha.

Para completar o pódio, Germán Cano, do Fluminense, marcou 36 gols em 2023. Mbappé é o quarto com 35 gols no ano, e joga nesta terça (17) contra a Escócia. O francês marcou os dois gols da vitória da França contra a Holanda.

Com a intenção de ampliar a vantagem na liderança, Cristiano pode entrar em campo na próxima partida do Al-Nassr, na próxima sexta-feira (20), contra o Damac, décimo colocado da Liga Saudita.

Foto destaque: Cristiano comemora gol contra a Bósnia. Reprodução/Instagram/@cristiano

Deixe um comentário

Deixe um comentário