Zé Ricardo está perto de ser anunciado como o novo comandante da Raposa até o final do ano, o treinador vai assumir o cargo deixado pelo português Pepa, após a derrota para o Grêmio por 3 a 0 na 21ª rodada do Brasileirão. No empate em casa contra o Red Bull Bragantino, a equipe celeste foi comandada pelo interino Fernando Seabra.
Histórico de Zé Ricardo
A primeira oportunidade de Zé Ricardo foi no Flamengo, em 2016, ele ficou 432 dias à frente do Flamengo, com 47 vitórias, 25 empates e 17 derrotas: aproveitamento de 62,2% e conquistou o título do Carioca em 2017. No Brasileirão de 2016, ficou na 3ª posição do campeonato.
Após a passagem pelo Flamengo, Zé Ricardo teve duas passagens pelo Vasco, a primeira delas foi após a sua demissão do Flamengo, em 2017. Naquele mesmo ano, o treinador tirou o Vasco da parte de baixo da tabela e levou a equipe para os playoffs da Libertadores de 2018. Na primeira passagem, Zé somou 50 jogos, sendo 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas; 79 pontos em 150 disputados, aproveitamento de 52,7%.
Zé Ricardo voltou a São Januário em dezembro de 2021 para comandar a equipe na Série B de 2022, mas o treinador ficou até junho, deixando a equipe em 4º lugar, na ocasião, o técnico recebeu uma proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão. Na temporada de 2022 foram 25 jogos, com 12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, o clube era o único invicto na Série B daquele ano até a saída de Zé Ricardo.
Melhor momento de Zé Ricardo como treinador foi comandando o Vasco. (Foto: reprodução/revistavascaina)
Outras equipes
Após sair do Vasco em 2018, o comandante acertou a sua ida para o Botafogo. No Fogão fez um trabalho discreto, livrando o time da zona de rebaixamento daquele ano, deixando a equipe em 9º lugar e garantindo vaga para a Copa Sul-Americana de 2019. Foram oito meses à frente do Botafogo, com 41 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, aproveitamento de 55,2%.
Na reta final de 2019 comandou o Fortaleza e o Internacional. Sua passagem pelo Fortaleza foi bem breve, comandou a equipe apenas sete partidas, com uma vitória, empatou duas vezes e perdeu quatro jogos. Foi demitido com aproveitamento de 23,8%. Comandou o Colorado nas últimas 11 partidas do Brasileiro, foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 45%.
Carreira internacional
Em 2020, Zé Ricardo não comandou nenhuma equipe, o treinador voltou a beira do campo em junho de 2021, quando foi contratado pelo Qatar SC, do Catar. Foram apenas três meses, com cinco jogos (quatro derrotas e um empate). Foi demitido, deixando a equipe na última colocação do campeonato.
Retornou ao Brasil no final de 2021 como já foi dito para treinar o Vasco na Série B de 2022, mas recebeu uma proposta do Japão e optou por se desligar do cruzmaltino.
O segundo trabalho fora foi no Japão, e Zé Ricardo viveu seu primeiro rebaixamento. O treinador brasileiro assumiu o Shimizu S-Pulse em junho de 2022. Ele chegou ao clube para tentar a permanência na elite. Após um bom começo, a queda para a Segundona foi inevitável, porém Zé Ricardo foi mantido no cargo. Mas, na J-League 2, conseguiu apenas uma vitória em nove jogos, sendo demitido. No total, Zé Ricardo comandou o Shimizu S-Pulse em 28 partidas. Foram 6 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. Aproveitamento de 34,5%.
Foto Destaque: Zé Ricardo perto de ser o novo treinador da Raposa. Reprodução/Instagram/@zericardo.oficial