Nesta quinta-feira (17), a justiça do Rio de Janeiro proferiu uma decisão, que reverte a situação do Vasco da Gama em relação ao jogo contra o Atlético-MG, no próximo domingo (20), às 11h (horário de Brasília), no Maracanã. O departamento jurídico do clube entrou em recurso na tentativa de reformar a decisão anterior que havia impedido a realização da partida no estádio.
O Maracanã como bem público
O relator Nagib Slab Filho, ao aceitar o recurso, destacou a importância do Maracanã como bem público compartilhado por todos. Ele ressaltou que o estádio vai além de ser apenas uma propriedade pública temporariamente cedida a clubes de futebol, sendo um imóvel de propriedade social, não só do carioca, mas dos brasileiros, que transcende o aspecto esportivo.
Nagib Slab Filho deixou claro sua afinidade como torcedor e sócio do Vasco, porém, afirmou que sua decisão foi baseada em critérios futebolísticos. “Sou declaradamente torcedor do futebol, como a imensa maioria da população, especialmente do Vasco, desde a minha distante infância, e sou associado do clube, pagando contribuição mensal, desde quando o Roberto Dinamite assumiu a presidência do clube. Nunca fui diretor ou membro de órgão do clube, sequer integrei ações decorrentes das diversas correntes políticas. A minha humilde participação resume-se em discussões futebolísticas, quase todas com meus companheiros de tribunal e da área jurídica. Assim, na esteira de reiterados julgamentos, não estou suspeito para julgar esta causa.“
Bandeira do Vasco no Maracanã. (Foto: reprodução/André Durão)
A polêmica do gramado
As diretorias do Flamengo e Fluminense levantaram preocupações sobre o estado do gramado do Maracanã, alegando que o jogo prejudicaria o campo devido à falta de planejamento para a realização da partida. Na última quarta-feira (16), os clubes conseguiram derrubar uma liminar que permitia o Vasco jogar no local, porém, o time recorreu e obteve novamente a permissão.
Histórico de confrontos jurídicos
Essa não é a primeira vez que o Vasco precisou recorrer à justiça para jogar no Maracanã. O clube já enfrentou situações semelhantes anteriormente, tendo obtido sucesso em todas as ocasiões. No ano passado, a situação ocorreu contra o Sport, e no início do Campeonato Brasileiro deste ano, o Vasco enfrentou o Palmeiras no mesmo estádio.
Foto Destaque: Escudo do Vasco. Reprodução/Vasco da Gama.