Diretor Executivo do Vasco irá à CBF reclamar da arbitragem de Vasco x Santos

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
3 min de leitura

Reclamar da arbitragem é quase um patrimônio cultural do futebol brasileiro. Ao final de toda rodada muitos representantes de clubes, como técnicos, dirigentes e até mesmo jogadores se manifestam contra os mediadores da partida. No último domingo (14), o diretor executivo do Vasco da Gama, Paulo Bracks, declarou que irá a CBF contra as decisões tomadas pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE). O Cruzmaltino foi derrotado por 1×0 pelo Santos em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Os donos da casa reclamaram bastante do juiz da partida, tanto que antes da entrevista coletiva do técnico Maurício Barbieri. O mandatário do Vasco fez crítica a três possíveis pênaltis não marcados. Os dois primeiros lances em questão são de supostas mãos na bola. Em um escanteio pela direita, o zagueiro Messias tentou cortar o cruzamento e acidentalmente acertou o braço de seu companheiro logo aos 20 minutos do primeiro tempo. No outro lance, aos dezessete do segundo tempo, Figueiredo cruza pela esquerda, e na disputa de Joaquim com Pedro Raul, o defensor cabeceia a bola e, logo em seguida, ela bate em seu braço, impedindo o toque de cabeça do atacante. Já no final da partida, Pedro Raul recebeu uma bola em condições de finalizar e foi tocado por trás pelo volante Rodrigo Fernandez.


Assista aos melhores momentos da partida (Reprodução/YouTube/GE)


Vale ressaltar que, no Brasileirão, já foram marcados dezoito pênaltis até o momento e apenas dois foram assinalados após a bola tocar no braço de algum defensor, um no confronto São Paulo x Internacional, válido pela quarta rodada, e o outro na quinta, no encontro entre RB Bragantino x América MG. Ambos foram marcados por toques distintos na bola.

Já no caso da penalidade não marcada sofrida por Pedro Raul, houve a marcação em dois lances parecidos ambos na quinta rodada: um sofrido por Hulk, no confronto entre Atlético MG x Cuiabá, e outro sofrido por Ayrton Lucas, em Flamengo x Goiás.

Essas reclamações são reflexo da falta de profissionalização da arbitragem brasileira, o que cria uma falta de critério da organização deixando as decisões de campo por conta do discernimento de cada juiz em cada partida, o que cria uma pluralidade de decisões em lances que muitas vezes são parecidos e abre margem para tais reclamações.

O Vasco ocupa a décima sexta posição e visitará o São Paulo no Morumbi, no próximo sábado (18), buscando se distanciar do Z-4. Já o Santos ocupa a sétima colocação e terá o duro confronto contra o vice-líder Palmeiras na Vila Belmiro, também no sábado.

Foto Destaque: Disputa de bola entre Dodi e Lucas Piton. Reprodução/Raul Baretta/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile