Eliminada nas semis, Marrocos entra para a história na Copa do Mundo

Tiago Antunes Por Tiago Antunes
4 min de leitura

Mesmo sem o título, a seleção marroquina entrou para a história na Copa do Mundo nessa edição. Sendo a primeira seleção africana a disputar uma semifinal, Marrocos disputará a decisão de terceiro lugar contra a Croácia, além de ter eliminado Espanha, Portugal e Bélgica em uma campanha histórica. Além dos africanos, outras seleções já conquistaram o posto de queridinha da edição:



Seleção de Marrocos comemorando a classificação (Foto: Reprodução/Instagram)


Portugal (1966)

Foi a primeira participação de Portugal em Copa do Mundo, com uma excelente geração de jogadores com destaque para Eusébio, que acabou como artilheiro com 8 gols, fizeram uma campanha incrível terminando em terceiro lugar, que até hoje é a melhor colocação da Seleção Portuguesa.

Seleção de Portugal na Copa do Mundo de 1966 (Foto: Reprodução/O Curioso do Futebol)


Dinamarca (1986)

Foi a primeira participação da Dinamarca na maior competição de seleções, praticando um futebol exuberante liderado dentro de campo por Michael Laudrup e Preben Elkjaer, a seleção ganhou o apelido de ”Dinamáquina”. Venceu todos os jogos da fase de grupos: 1 a 0 sobre a Escócia, 6 a 1 sobre o Uruguai e 2 a 0 na Alemanha. Mas a empolgação acabou quando nas oitavas foram eliminados por 5 a 1 para a Espanha. Em 1992, conquistou a Eurocopa, e três anos depois, a Copa das Confederações.


A forte geração da Dinamarca (Foto: Reprodução/Futebol na Veia)


Camarões (1990)

Antes de Marrocos fazer história na Copa do Mundo, a seleção camaronesa de Roger Milla levou a primeira seleção africana para as quartas de final.


Roger Milla roubando a bola de Higuita (Foto: Reprodução/Trivela)


Bulgária e Romênia (1994)

Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, tivemos duas surpresas. A Romênia, de Gheorge Hagi, venceu os donos da casa, eliminou a Argentina e caiu para a Suécia nos pênaltis. A Bulgária, de Hristo Stoichkov, foi mais longe ainda: venceu Grécia e Argentina na fase de grupos, eliminou México e Alemanha, mas caiu nas semifinais para a Itália e terminou com a quarta posição.


Croácia (1998)

Depois de conquistar a independência da Iugoslávia, a Croácia estreou em Copas do Mundo com terceiro lugar, que só foi superado em 2018 com o vice-campeonato. A geração de Šuker e Boban eliminou a Romênia, Alemanha, perdeu para França e bateu a Holanda na decisão de 3º lugar.


Senegal (2002)

Entre as seleções já citadas, a seleção senegalesa não ficou no top-4, mas a campanha é de muito orgulho e relembrada até hoje pelos feitos. Na abertura da Copa do Mundo, Papa Bouba Diop calou os franceses e entrou para a história no futebol africano. Além da histórica vitória contra a França, Senegal voltou a colocar a África entre os oito melhores após 12 anos, mas caiu nas quartas de final para a Tunísia.


Em edições mais recentes, tivemos a Gana, em 2010, que foi eliminada duramente para o Uruguai, com a cavadinha do Loco Abreu. E em 2014, com a Costa Rica sendo a surpresa e passando no grupo que contava com Inglaterra, Itália e Uruguai. Mesmo sem os títulos, essas seleções sempre serão lembradas pelas campanhas históricas.

Foto destaque: Youssef En-Nesyri comemorando o gol contra Portugal. Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário