Agora a Copa do Mundo está definida: com a vitória sobre a Nova Zelândia, nesta terça-feira (14), no Catar, a Costa Rica está com os dois pés garantidos na Copa do Mundo que começa em novembro. O time centro-americano garantiu a vaga vencendo a repescagem continental entre os representantes da Concacaf e da Oceania.
Torcida da Costa Rica comemora o momento da classifição de sua seleção para a Copa do Catar (Foto: Reprodução/Getty Images)
Joel Campbell foi o ‘salvador da pátria’ e marcou o gol que garantiu a classificação para o mundial do Catar. A Costa Rica vai para sua sexta participação em Copas do Mundo, sendo a terceira consecutiva. No grupo E, que conta com a Alemanha, Espanha e Japão, o time costarriquenho fecha o grupo.
Logo de cara o primeiro desafio será contra os espanhóis, no dia 23 de novembro, em Al Thumama. Em seguida, dia 27, o jogo será contra o Japão (que deu trabalho para o Brasil no último amistoso em Tóquio) no mesmo estádio Ahmad bin Ali que venceu a Nova Zelândia. Dia 3 de dezembro é a vez de enfrentar a Alemanha do gigantesco Neuer, no estádio Al Bayt.
O gol da Costa Rica aconteceu logo no primeiro ataque, nos dois primeiros minutos de partida: Bennette cruzou pela esquerda, e Campbell bateu de primeira, no canto esquerdo de Sail. Depois do gol, só retranca; o time de Luís Fernando Suáres abriu do ataque para reforçar a defesa e segurar a pressão da Nova Zelândia.
Atrás do placar, a Nova Zelândia correu atrás e obrigou o goleiro Keilor Navas a fazer defesas incríveis, uma delas aos 31 do segundo tempo, voando no ângulo direito para impedir o gol do neozelandês Lewis. Aos 24 minutos da etapa final, o jogador Barbarouses foi expulso, diminuindo as chances da Costa Rica ampliar o placar.
Foto destaque: Jogadores da Costa Rica comemoram vitória junto com a torcida costariquenha. Reprodução/Getty Imagens)