Estádios que estão recebendo os jogos históricos pela Copa de 2022, terão destinos diferentes do que o de costume. Por exemplo, o estádio 974, que recebeu o Brasil contra a Suíça, e contra a Coréia do Sul na, até então, maior goleada das oitavas de final, encerra sua trajetória por aqui, e será o primeiro estádio na história dos mundiais a ser completamente desmontado, os 974 contêineres serão desmontados e doados para a construção de outras estruturas, seus destinos provavelmente serão Uruguai ou algum país africano.
Dos outros sete estádios, apenas o maior deles, o Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas, receberá a final do mundial e, logo após, será desmontado completamente. Os outros terão sua estrutura parcialmente desmontada e perderão capacidade de público.
Único estádio que não foi construído do zero, o Khalifa Innternacional, que antes tinha capacidade de 40 mil espectadores, passou por uma reforma e sua capacidade foi de 40 mil para 50 mil, para ter uma capacidade maior para a Copa, mas ao término da competição, voltará à sua capacidade anterior e será casa da seleção catari masculina.
Khalifa Stadium continuará sendo o principal estádio de futebol do Catar (Foto: Divulgação/Comitê Catar 2022)
O Al Janoub, que recebeu Croácia x Japão, na última segunda-feira, 05, pela oitavas de final também encerrou sua contribuição no mundial do Catar, e não sediará nenhum outro jogo da competição. A capacidade do estádio será diminuída de 40 mil para 20 mil e continuará como estádio sede do clube catari Al-Wakrah. As estruturas desmontadas serão utilizadas para fins beneficentes.
O Al Bayt, que tem capacidade para 60 mil pessoas, se tornará um hotel luxuoso com uma arena de 32 mil lugares.
Cidade da educação, estádio com 40 mil lugares reduzirá sua capacidade para 25 mil e será estádio oficial da seleção catari feminina, além de um polo esportivo de lazer para as comunidades da região.
Al Thumama é um estádio de capacidade para 40 mil pessoas, e terá uma redução de 50% de sua capacidade, chegando a 20 mil, e será sede de dois clubes do Catar. Será instalado uma clínica de medicina esportiva, um centro de pesquisas em inovações energéticas e campos de futebol, quadras de ginástica e pista de ciclismo.
Al Thumama Stadium recebeu jogos icônico pela Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Twitter)
O estádio Ahmad Bin Ali terá sua capacidade reduzida também. O estádio que possui atualmente 40 mil de capacidade passará a ter 20 mil apenas. Ao seu redor serão construídos campos de críquete, quadras de tênis e outras modalidades. O estádio continuará sediando o clube catari Al-Rayyan.
Por não ter muita tradição no futebol, os estádios não teriam uso assim como no Brasil ou em países Europeus, logo, os cataris acharam uma maneira melhor de usar esses recursos.
Foto Destaque: Estádio 974, antigo Ras Abu Aboud, um dos palcos da Copa do Mundo de 2022. Reprodução/Allan Calddas