Roberto Martinez, 49, é espanhol e foi o técnico responsável por eliminar o Brasil na copa da Rússia em 2018.
Roberto Martinez está sem seleção para treinar desde a eliminação precoce da Bélgica na copa do Catar, mas está cotado para assumir outra seleção. Atualmente o técnico tem 49 anos e de acordo com a imprensa local, seu próximo destino pode ser a seleção de Portugal.
O cargo para treinar os portugueses está vago desde que a seleção foi eliminada pelo Marrocos nas quartas de final da copa, que culminou na demissão de Fernando Santos. O agora ex-técnico ficou no comando português por três anos. José Mourinho já foi cotado para a vaga. Martinez também desperta o interesse de Everton.
O currículo de Roberto Martinez é pesado, já tendo passagens por Swansea e Wigan. Também liderou a Bélgica entre 2016 e 2022. Seu ápice foi na copa de 2018, disputada na Rússia. Na ocasião, o time belga liderado por ele foi capaz de eliminar o Brasil nas quartas de final. Roberto conseguiu levar o país a um terceiro lugar aquele ano. O resultado deu ao time sua melhor colocação na história em copas do mundo.
Roberto Martínez em entrevista, ano 2020. Reprodução/Instagram
Agora, para assumir o cargo Belga que ainda está vago, Lukaku apontou Thierry Henry, que antes era auxiliar de Martinez. De qualquer forma, é uma história a se desenrolar rapidamente, pois as seleções europeias voltam a jogar as partidas oficiais em Março, quando se dá o início das eliminatórias para a Eurocopa, que será disputada em 2024.
Roberto Martinez foi destituído do cargo após uma atuação pífia na copa do mundo do Catar, que culminou na eliminação precoce da seleção do campeonato. Foram apenas três jogos, com uma vitória, um empate e uma derrota. O rendimento fraco e o saldo de gols baixo fez o time ser eliminado na fase de grupos da copa.
Foto de destaque: Roberto Martinez em campo, 2020. Reprodução/Instagram