Nos últimos dias com o calor intenso durante a corrida, os corredores sofreram com o impacto de alta temperatura no GP do Catar da F1 de 2023. A equipe responsável, Comissão da Fórmula 1 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), aprova aberturas no assoalho (passagem de ar do carro que melhora o ar e o esfriamento do automóvel), para que tenha o resfriamento dos carros, também foi revelado que terá uma regulamentação emergencial para não ter o mesmo caso em Lusail no Catar.
Alterações nos carros
Em caso de necessidade de última hora, se os pilotos de Fórmula 1 estiverem utilizando energia física adicional para competir, a (FIA) irá realizar um acréscimo no peso padrão dos carros, aumentando a carga dos carros, aproximadamente de 2kg, garantindo que não ganhe velocidade no carro com o novo peso do material inserido e permite que as equipes utilizem os coletes de resfriamento, para regulação da temperatura do corpo dos pilotos, diz Nikolas Tombazis, diretor de veículos da FIA.
Casos de mal estar na F1
Um dos corredores, Logan Sargeant, abandonou a prova por conta de perda de consciência e vômitos dentro de seu capacete, tendo citado visão borrada e perda de consciência também.
Em Catar, no GP da F1 de 2023, alguns dos corredores precisaram de assistência de médico, por conta das condições de temperatura.
O retorno da F1 volta em 2 de março de 2024, no GP de Bahrein, em um próximo sábado.
Piloto de F1 Oscar Piastri com sintomas de exaustão por conta do calor. (Foto: reprodução/MarkThompson/GettyImages/GE)
Próxima corrida
A próxima prova começa em 2 de março de 2024, em Bahrein, no sábado. A outra parte da competição será no Brasil, em São Paulo no dia 3 de novembro, em Interlagos. Terá a volta do GP na China, retornando ao país da Ásia. GP no Japão, Azerbaijão e Catar, sem datas definidas ainda.
Foto Destaque: Carro de F1 da equipe da Ferrari em dias de Sol e muito calor (Reprodução/LAT/Speedweek)