Após uma rodada de estreia surpreendente na Copa do Mundo Feminina, onde uma das anfitriãs conseguiu triunfar pela primeira vez em mundiais, foi a vez de outra seleção conquistar uma marca histórica. Na madrugada desta terça-feira (25), Filipinas entrou em campo contra a Nova Zelândia pela segunda rodada do Grupo A, no Sky Stadium, em Wellington. O confronto era muito importante para as donas da casa, já que tinham a oportunidade de encaminhar sua classificação aos mata-matas do torneio, porém a surpresa tomou conta novamente, tornando a competição mais memorável.
Bolden comemorando durante a partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Um gol histórico
Em um grupo já embolado pela surpreendente vitória contra a favorita Noruega, a Nova Zelândia tinha a chance de vencer as Filipinas, para garantir a primeira posição na tabela e classificar para as oitavas. Porém, mesmo vivendo um bom momento dentro do mundial e pressionando as visitantes nos minutos iniciais da partida, quem surpreendeu dessa vez foram as adversárias. Depois de recuperar a bola no campo de ataque, o cruzamento vindo da linha de fundo encontrou Sarina Bolden entre duas marcadoras neozelandesas, que cabeceou firme para abrir o placar, o primeiro gol das asiáticas em Copas do Mundo.
Wilkinson lamentando um gol perdido (Foto: Reprodução/gettyimages)
Pressão e nervosismo
Diferente do visto na estreia, a seleção da casa teve que se impor durante a segunda etapa e correr atrás do empate. A pressão da Nova Zelândia teve seu ápice aos 13 minutos, quando Wilkinson superou a goleira adversária no alto e por pouco não marcou, a bola passou por cima do travessão, desperdiçando a maior oportunidade criada pelas mandantes no jogo. Cinco minutos depois, as neozelandesas perderam outra finalização importante, acertando a trave com Hand na entrada da área. A intensidade seguiu aumentando e as mandantes chegaram a marcar aos 23, na cabeçada da camisa 16, mas um impedimento milimétrico acabou anulando o tento.
Todo aquela motivação em busca do resultado foi despencando após o gol anulado, fazendo a Nova Zelândia se perder no restante do segundo tempo, dando lugar ao nervosismo para o lado anfitrião da Copa do Mundo. Apesar da situação, as donas da casa chegaram novamente ao ataque nos acréscimos, porém a goleira McDaniel brilhou no momento certo, defendendo a finalização de Grace Jale dentro da pequena área.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
O resultado histórico marcou a primeira vitória das Filipinas dentro de Copas do Mundo, logo em sua edição de estreia no torneio. A situação do Grupo A mudou completamente, embolando mais ainda, com a Suíça liderando apesar de ainda não ter disputado a segunda rodada frente a lanterna Noruega. Por outro lado, neozelandesas e asiáticas ficam empatadas entre a segunda e terceira posição, decidindo a vaga na última partida, onde as anfitriãs encaram as suíças e as norueguesas duelam frente a seleção filipina.
Foto Destaque: Jogadoras da Seleção Filipina comemorando após a partida. Reprodução/Gettyimages