O Flamengo divulgou nesta sexta-feira (31), no site oficial do clube, os resultados financeiros referentes ao ano de 2022 e marcas impressionantes foram reveladas por meio do balanço realizado. O clube superou, pela primeira vez, a marca de R$ 1 bilhão de faturamento em receitas correntes, ou seja, sem contar com a venda de jogadores. Mais uma vez, houve redução do endividamento e as boas notícias não param por aí para a equipe rubro-negra: o oitavo superávit em 10 anos permitiu que eles alcançassem o maior patrimônio registrado na chamada “Era Landim”, com R$ 326 milhões em caixa.
Os números do clube são tão impressionantes que, no momento, a equipe se colocou entre as 30 maiores receitas recorrentes do futebol mundial – em um levantamento realizado e divulgado pela Deloitte, uma das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria. As marcas atingidas colocam o Flamengo no mesmo patamar de clubes europeus. Se o ranking fosse levado em consideração, o clube se juntaria ao Benfica (24º) e ao Ajax (28º) como os “intrusos” da lista, que é dominada pelos clubes que disputam as cinco principais ligas de futebol do mundo (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). Caso fosse incluído no levantamento, o Flamengo ocuparia a 26º posição dentre os clubes mais rentáveis.
Fernando Goés, diretor financeiro da equipe rubro-negra, comemorou a marca. “Reforça a vontade do clube de ser protagonista no cenário mundial e demonstra que temos ainda muito caminho pela frente e que o futebol brasileiro como um todo pode entregar aos torcedores um produto de melhor qualidade que gere maior valor a todo o seu mercado” comentou Goés.
Flamengo tem a 26ª receita em ranking divulgado pela Deloitte: o valor está expresso em euros. (Foto: Reprodução/GE)
O faturamento de R$ 1.043.252.000 registrado pelo time carioca em 2022 foi dividido dentro de duas categorias importantes: matchday + receitas comerciais e broadcast. O chamado matchday é referente a todo o faturamento que é obtido nos dias de jogo tanto com a bilheteria quanto com a venda de alimentos e bebidas, além dos camarotes e sócios-torcedores. As camisas e outros produtos licenciados não entram nesse mesmo pacote, mas fazem parte das receitas comerciais, onde também estão englobados patrocínio, licenciamento, royalties de venda de camisetas e contrato com fornecedores de materiais esportivos.
Só com o combo “matchday + receitas comerciais”, o Flamengo faturou R$ 548.373.000. Sem dúvida, a torcida rubro-negra tem grande impacto nos números – já que o clube levou mais de duas milhões de pessoas aos estádios como mandante em 2022. A equipe entende, no entanto, que precisa crescer no que se refere à transmissão e encontra na possível criação da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) uma grande oportunidade. O Flamengo aposta também numa gestão sem interrupções do Maracanã com mais um dos caminhos para ampliação ainda maior de receitas.
Foto destaque: Landim e Dunshee após conquista da Copa do Brasil. Reprodução/Flamengo.