O Flamengo se sagra tetra campeão da Copa do Brasil após derrotar o Corinthians, nesta quarta-feira. A equipe carioca superou o timão nas disputas de pênalti com o Rodinei coroando o rubro-negro com mais um campeonato nacional.
A partida seria a primeira final entre as duas maiores torcidas do país. Após um jogo muito duro em São Paulo, os rubro-negros vieram para o Rio de Janeiro querendo resolver a decisão da Copa do Brasil em seus domínios.
A partida
Os rubro-negros conseguiram abrir o placar logo no inicio da partida no Maracanã, com o artilheiro Pedro. Aproveitando uma boa jogada de Arrascaeta e Everton Ribeiro, ficou cara a cara com o goleiro Cássio e chutou rasteiro abrindo o placar para o Flamengo.
Arrascaeta teve a chance de ampliar o placar, mas o arqueiro alvinegro evitou o gol. O Flamengo continuou seu ímpeto no ataque e até conseguiu marcar o segundo gol, porém foi marcado impedimento de Gabigol na jogada, e juntamente com o auxílio do Arbitro de Vídeo, invalidou o arremate de Arrascaeta para as redes.
Após um primeiro tempo sem chances efetivas, o Corinthians acordou para a partida e envolveu a equipe carioca na segunda etapa. Yuri Alberto arriscou para o gol do Flamengo, mas o goleiro Santos evitou que o camisa 9 empatasse a partida.
Disputa da final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians (Reprodução/ Twitter).
O Flamengo respondeu com o camisa 14, Arrascaeta, após belo passe de Gabigol, obrigando Cássio a fazer uma defesa fundamental. Em contrapartida, Roger Guedes recebeu um cruzamento de Adson e não conseguiu dar a direção do gol para o chute, desperdiçando, até então, a melhor chance da equipe paulista na partida.
O jogo ficou franco, uma disputa “lá e cá”, com o Corinthians conseguindo levar mais perigo para a defesa carioca. Com as entradas de Mateus Vital e Giuliano, o volume de jogo do Corinthians aumentou, e após cruzamento de Vital e desvio de Fábio Santos, o artilheiro da competição, Giuliano, marcou o gol de empate do Corinthians, ocasionado a disputa de penalidades na final da Copa do Brasil.
Penalidades
Nas cobranças de pênaltis, Fabio Santos foi o primeiro batedor do Corinthians e realizou a cobrança sem chance de defesa para Santos. Fílipe Luis parou em Cássio, deixando os paulistas na frente na disputa de penalidades. O segundo do timão foi o Giuliano, que também converteu sua cobrança. David Luiz não desperdiçou para o lado rubro-negro.
Renato Augusto foi o terceiro do alvinegro e converteu sua cobrança. Léo Pereira bateu firme e deslocou o Cássio em seu arremate. Fagner se encaminhou para a quarta cobrança e viu a trave rebater seu chute, desperdiçando o penal. Éverton Ribeiro, com categoria, igualou o placar para o Flamengo voltando ao ponto inicial das cobranças. Yuri Alberto converteu para o Corinthians. Gabigol, com bastante frieza, fechou as cobranças normais e deu início as cobranças alternadas.
Maycon marcou para a equipe do Corinthians e Cebolinha converteu para o Flamengo. O próximo da equipe alvinegra a ir para a marca da cal é Mateus Vital, que acabou isolando a sua cobrança e colocando o Fla a um pênalti do tetra. Rodinei, um rosto conhecido pelos paulistas, foi para o pênalti decisivo e não desperdiçou.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>COMEMORA, NAÇÃO! O <a href=”https://twitter.com/Flamengo?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Flamengo</a> É O CAMPEÃO! <br><br>: <a href=”https://twitter.com/sportv?ref_src=twsrc%5Etfw”>@sportv</a> <a href=”https://t.co/GF9IJ8gMu9″>pic.twitter.com/GF9IJ8gMu9</a></p>— Copa Intelbras do Brasil (@CopadoBrasil) <a href=”https://twitter.com/CopadoBrasil/status/1582931781921406977?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 20, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Cobrança de Rodinei dando o título da Copa do Brasil para o Flamengo (Reprodução/ Twitter).
O Flamengo conquista pela quarta vez a Copa do Brasil sendo em 1990, 2006, 2013 e 2022, se igualando ao Palmeiras como maior vencedor de títulos nacionais. O Corinthians em três troféus da copa do Brasil, e agora, tem quatro vice campeonatos.
Foto Destaque: Pedro Marcando o gol importante para o Flamengo na Final da Copa do Brasil. Reprodução/ Twitter.